A 16ª Festa Regional do Caqui e da Maçã e a 20ª Festa Municipal de Arroio do Padre reuniram milhares de pessoas no evento em que as frutas foram os protagonistas da festa, embora a produção tenha tido quebra de safras pelos efeitos climáticos. E a chuva, que prejudicou o período de floração da maçã, não foi problema para o público que lotou o Centro de Eventos Dorothéa Coswig Buss e prestigiou o Pavilhão da Agricultura Familiar, os cerca de 30 expositores da indústria, do comércio e do agronegócios, além da praça da alimentação, formada pelas comunidades da zona rural do Arroio do Padre e Pelotas.
Além do desfile dos carros históricos, na tarde de sábado, um dos destaques da festa, que também celebra os 29 anos de emancipação do município, foi a escolha da corte 2025/2026. De acordo com a vice-prefeita e coordenadora do evento, Martina Harter Scherdien (PP), as eleitas têm a missão de promover a festa, ao longo do ano na região. O título de 2° princesa ficou com Larissa Dos Santos Dummer e de 1° princesa, Lívia Buchweitz Agner, que ainda ganhou de melhor torcida. A coroa de rainha ficou para Emily Alves Leitzke.

Evento definiu a nova corte (à esquerda) da festa. (Foto: Cíntia Piegas)
Público aprova
O público fez a sua parte prestigiando as bandas do palco principal com a Banda 10 e Rainha Musical. Os hits de vários ritmos musicais embalaram a noite de sábado até altas horas de famílias inteiras. A aposentada Marta Lena, 65, mora na Vila Princesa, mas é natural da Colônia Progresso e adorou a festa. Para recuperar as energias, ela degustava um delicioso bolo de morango comercializado na praça da alimentação. “Eu venho todos os anos. Gosto da música, da comida, do artesanato, de tudo. Eu tô até cansada de tanto dançar”, admite.
Os espaços destinados à comercialização de produtos da agricultura familiar, do comércio local, do artesanato serviu de vitrine para muitos negócios concretizados posteriormente à festa. O proprietário da Destilaria Alto da Cruz, 5º Distrito de Canguçu, Matheus Ribeiro Camargo, 40, aproveitou o evento para expor os licores e cachaças produzidos artesanalmente.
“A prioridade é a gente poder mostrar o produto para o consumidor poder conhecer”, comenta. Esta é a terceira vez que participa da festa e Camargo aprovou a movimentação e o interesse do público pelo produto. “São todas (licores e cachaças) produzidas por nós em Canguçu. A gente produz desde a cana, toda a matéria-prima com produção própria”, garante. Entre os licores, destaque para o Caramelo Salgado, eleito em setembro do ano passado o segundo melhor licor do Brasil, com a medalha de prata no Brasil Spirits Cup 2024.
A empreendedora Vilse Stieger Peter, 68, já é conhecida na comunidade, embora more há 43 anos no bairro Santa Terezinha, em Pelotas. Expor em festas como a de Arroio do Padre aumenta a clientela que, segundo ela, é grande na colônia. “Eu gosto porque todas as minhas amigas vem, olham as peças de roupas e compram. Muita gente conhece a minha loja, mas eu ando pelo interior vendendo”, comemora.
Comemorações
Para receber o público, o prefeito Juliano Buchweitz (PP) investiu na qualificação do Centro de Eventos, ampliando o número de banheiros e cuidados com a estrutura de acesso até os pavilhões, em função da chuva. Ele explica que os protagonistas da festa, o caqui e a maçã, estão sendo um desafio para os produtores pelas questões climáticas, na previsão de safra e no resultado com a colheita.
Sobre o sucesso do evento, Buchweitz diz que a festa é organizada pelo município de Arroio do Padre em conjunto com as comunidades religiosas, piquetes e clubes. “A gente tem as próprias comunidades religiosas que fazem festas anuais e outras festividades durante o ano. Essa experiência garante o bom acolhimento da população que costuma elogiar o atendimento.”
Coração
Nos dois dias de festa, além das bandas 10 e Rainha Musical, subiram aos palcos as bandas Arroio do Padre, Cyclos e Diplomatas, os DJs Futurist, Gi7 e Cabeção. O evento encerrou com o tradicional desfile de carros históricos e a coroação da nova Corte Municipal. A Brigada Militar esteve presente nos dois dias e não havia registrado ocorrência de maior gravidade até a tarde de sábado.