A terceira edição da Feira Arquitetura e Bem-Estar propõe um olhar especial sobre as raízes, com o resgate das tradições do turismo rural da região. O evento, marcado para ocorrer de 24 a 27 de abril, no Pelotas Parque Tecnológico, contará com a participação de 80 marcas, além de palestras, atrações culturais e espaços especiais destinados à divulgação do artesanato e da agroindústria familiar.
Conforme explica uma das organizadoras do evento, Janaína Arnold Cazarré, esta edição, além de reunir diversas marcas, também tem como objetivo incentivar o turismo rural da região, ainda pouco valorizado. “Mesmo eu sendo moradora da colônia há 14 anos, não conheço todos os pontos de destaque”, conta.
Além do turismo, a feira abordará temas como arquitetura e design, bem-estar e experiências, gastronomia e cultura, tecnologia e inovação. Segundo Janaína, a feira irá englobar diversos assuntos, mas sem perder de vista a arquitetura e o bem-estar. “Nos preocupamos muito com a sustentabilidade, com o bem-estar social, e por isso teremos também a participação de mulheres empreendedoras que trabalham com artesanato e agroindústria”, antecipa.
Já estão confirmadas a participação de 80 expositores, que apresentarão tendências nas áreas de arquitetura e construção civil. Entre os temas das palestras já confirmadas estão: iluminação, acústica eficiente, revestimentos internos, ESG e seu impacto na construção civil, construção modular, sistemas eficientes e automação.
Também estão confirmadas a presença de oito expositores da agroindústria familiar e 16 expositores de artesanato, em sua maioria mulheres. “Teremos uma vitrine para divulgar o trabalho de mulheres empreendedoras. A AD Conexces, organizadora do evento, é uma rede de contatos que trabalha o ano todo para promover ideias e negócios”, explica Janaína.
Além de Janaína, o evento também conta com a organização da empresária Tavane Hörnke e da arquiteta Catarina Loder, que integram a AD Conexces — responsável pela feira e por outras atividades de incentivo ao empreendedorismo e à inovação ao longo do ano.
Turismo
Um dos destaques do evento será a divulgação de um roteiro turístico, com o mapeamento de pontos de turismo da zona rural e região, promovendo a cultura gastronômica e locais de relevância. Serão apresentados quatro caminhos possíveis: do Sol, das Águas, das Memórias e dos Imigrantes. “A proposta é plantar a semente, lançar essa potente conexão e, ao longo do ano, ir mapeando todos os pontos turísticos da zona rural e da região”, explica.
Programação
A programação cultural e informativa ainda está sendo finalizada. A abertura oficial ocorrerá no dia 24, às 19h30, com a entrega de premiações nas seguintes categorias: Destaque Inspiração da 3ª edição: Nívea Saraiva (proprietária do Parque Stone Land e figura central no turismo da Serra dos Tapes); Maior Crescimento após a 2ª edição: arquiteta Catarina Loder; Destaque Criatividade na 2ª edição: Louise Cardoso.
A solenidade de encerramento, marcada para o dia 27, às 15h, premiará os destaques desta edição. A entrada é gratuita, com a sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ).