O diretor e roteirista Marton Olympio estará em Pelotas amanhã como convidado do Laboratório Audiovisual Região Sul (LAB-ARS). O cineasta carioca vai falar sobre desenvolvimento de roteiro, na masterclass que será ministrada a partir das 9h na Associação Otroporto, rua Benjamin Constant, 701a. A entrada é livre e gratuita, conforme lotação máxima do espaço.
Esta é mais uma ação do LAB-ARS, uma iniciativa em parceria entre a Campos Neutrais Produções e o curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas. A proposta do Laboratório é qualificar os realizadores de audiovisuais da Zona Sul do Estado.
No início do ano foi lançado um edital que selecionou 10 projetos de longa metragem e obras seriadas. Durante a tarde, o diretor também se encontrará com os selecionados no LAB-ARS. Esta programação, fechada ao público, é direcionada ao desenvolvimento aos realizadores destes projetos audiovisuais ambientados na região.
A proposta do edital é que esses projetos recebam orientação por cinco meses por profissionais do audiovisual, além de terem consultoria com os oficineiros. Já a oficina com Olympio, pela manhã, é uma oportunidade para quem tem interesse na área, mas não integra as propostas selecionadas.
No cenário nacional
“A importância de ter o Marton Olympio aqui no nosso laboratório de desenvolvimento é compreender o quanto é necessário de colocar Pelotas e região no cenário gaúcho e nacional na produção cinematográfica, além de termos os cursos de cinema e de cinema de animação pela UFPel”, comenta o produtor executivo do projeto Chico Maximila, da produtora Campos Neutrais Filmes.
O entendimento dos proponentes do LAB-ARS é que a qualificação dos projetos desenvolvidos com oficineiros de grande importância no cenário nacional é de suma importância para qualificação dos profissionais locais. O objetivo, segundo Maximila, é transformar Pelotas e região em um polo cinematográfico.
Globo e Disney no currículo
Marton Olympio possui mais de 15 anos de experiência no audiovisual. O cineasta tem trabalhos realizados para a Globo, Paramount, Disney e Fox. Entre as principais produções que roteirizou, estão a última temporada de Cidade dos Homens (Globo) e Anderson Spider Silva (Paramount), indicada ao Emmy como melhor minissérie.
O carioca foi um dos autores do seriado As Canalhas para o GNT, do seriado Santo Forte para a Moonshot/AXN e redator final do seriado Prata da Casa (Fox). Autor da última temporada da série Os Experientes (2019) . Chefe de sala do seriado Marielle Franco (2020) para a TV Globo. Escreveu e dirigiu a série A Dona da Banca (2021), para o Cine Brasil TV, o roteiro do filme Sequestro relâmpago (2018), Globo Filmes e o longa Alemão 2 (2020), RT Features.
Tutor no Flup Narrativas Negras, abrindo espaço para novos autores e roteiristas negros no Brasil. Foi professor do Colaboratório e do Segundo Ato do Netflix e head do hub de Conteúdos Narrativas Negras. As próximas obras de Olympio são a série Passinho – No ritmo dos sonhos, que escreveu e dirigiu para Disney, com lançamento previsto para este ano e os longas Kalunga e Alemão 3, ainda em desenvolvimento.
Ecossistema ARS
O Ecossistema ARS faz parte de uma iniciativa que busca qualificar a indústria audiovisual do Rio Grande do Sul. As atividades são realizadas com recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, através da Lei Paulo Gustavo, Pró Cultura RS, Secretaria de Cultura do Estado do RS (SEDAC-RS), Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Ministério da Cultura e Governo Federal. O ecossistema é realizado pela Campos Neutrais Produções e cursos de cinema da UFPel.
Prestigie
O quê: masterclass sobre Desenvolvimento de roteiro, com o diretor e roteirista Marton Olympio
Quando: amanhã, às 9h
Onde: Associação Otroporto, rua Benjamin Constant, 701a
Entrada é gratuita
Próximas atividades
Abril
- 25 – Projeto de longa metragem e série – Beto Rodrigues
- 26 – Realização de obras seriadas – Pedro Guindani
Maio
- 16 – Desenho de som – Kiko Ferraz
- 17 – Produção executiva para o Audiovisual – Nora Goulart
- 23 – Direção de Arte – Vanessa Rodrigues
- 24 – Direção de fotografia – Cassio Henriques