Há 50 anos
Projetos da prefeitura previam reformas estruturais em importantes praças da cidade
A prefeitura de Pelotas divulgou, no início de abril de 1975, projeto de reestruturação das praças Coronel Pedro Osório e Júlio de Castilhos, atual Dom Antônio Zattera. A proposta foi feita pelas Secretarias de Planejamento e Coordenação Geral, de Obras e Viação, juntamente com arquitetos e paisagistas.
De acordo com os projetos, a Coronel Pedro Osório receberia bancos e ladrilhos novos. Os canteiros e espaços vazios também ganhariam novas disposições sem prejuízo à arborização do local.
O projeto ainda previu um novo playground em frente ao Theatro Sete de Abril. “O existente não comporta o grande número de crianças que o procuram”, justificou o executivo. Também estudava-se uma maneira de ajudar os visitantes a identificarem as árvores, algumas raras, plantadas no local.
Na proposta nove mil metros da Júlio de Castilhos seriam pavimentados. A obra resultaria em uma calçada larga ao redor da praça, a maior novidade do projeto. Na área voltada para a Bento Gonçalves, o calçamento seria mais largo, o que facilitaria os atos cívicos.
Escadaria pela Floriano
Uma segunda fase do projeto previu melhorias nas praças Piratinino de Almeida e Cipriano Barcellos. Esta última era a que receberia mais modificações.
De acordo com a proposta, seriam feitos cinco mil metros de pavimentação na Cipriano Barcellos. Pelo lado da Marechal Floriano foi desenhado um aclive totalmente gramado. Havia um muro pela mesma rua que a prefeitura prometeu trocar por uma grade de ferro.
O acesso à Floriano passaria a ter uma escadaria. O plano de remodelação ainda previa a instalação de sanitários,
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 60 anos
Militares de Pelotas se unem as homenagens ao sargento Camargo
Os militares de Pelotas também homenagearam o 3º sargento Carlos Argelino Camargo, do 13º Regimento de Infantaria, Unidade do Exército Nacional sediada em Ponto Grossa, no Paraná. O militar foi morto aos 26 anos durante uma ação de combate a um grupo de guerrilheiros comandados por Jefferson Cardim de Alencar Osório.
O Comando da Infantaria Divisionária 3, com sede em Pelotas, divulgou uma nota convidando a comunidade para participar de uma missa que seria realizada na Catedral São Francisco de Paula. A cerimônia ocorreu no final da manhã do dia 1º de abril de 1965.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 100 anos
Vaquinha para pagar a dívida externa
Moradores de São Lourenço dão demonstração de patriotismo ao se mobilizarem para arrecadar recursos. O dinheiro seria usado para ajudar na amortização da dívida externa do país, que deveria ser paga em 1927.
A iniciativa foi do produtor rural Antônio de Oliveira Machado, após ler a notícia sobre o “Apelo de Honra”, que o jornal A Federação lançou ao povo brasileiro. Segundo Benjamin Aveline cada um poderia contribuir com um pouco. Em poucos dias, Machado conseguiu 3,2 mil contos de réis. O dinheiro foi depositado no Banco Pelotense e ficou à disposição do Ministro da Fazenda, para os devidos fins.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense