Dia Mundial da Saúde marca o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Grupos prioritários

Dia Mundial da Saúde marca o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Este ano, a imunização entrou para o calendário nacional e grupos prioritários poderão receber a dose ao longo do ano.

Por

Dia Mundial da Saúde marca o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe
Na Zona Sul, público-alvo da campanha é de 412 mil pessoas. (Foto: Jô Folha)

A partir desta segunda-feira, a população de grupos prioritários já pode se imunizar contra o vírus da influenza. A Campanha Nacional tem início na data dedicada ao Dia Mundial da Saúde, determinado pela OMS. Na 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 21 municípios da Zona Sul, a meta é imunizar 90% da população, composta por 412.922 pessoas, que formam o público-alvo. O objetivo é superar os 47,72% de pessoas vacinadas no ano passado. Mais de 28 mil doses foram distribuídas aos municípios no primeiro lote.

Em Pelotas, a meta da Secretaria da Saúde (SMS) é atingir 90% dos grupos prioritários na campanha, composta por 96.588 pessoas, sendo 70.250 idosos com mais de 60 anos, 23.821 crianças de seis meses a seis anos e 2.517 gestantes. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa da Vacina, a partir das 8h.

Em Rio Grande, a imunização será disponibilizada gratuitamente em todas as salas de vacina dos postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) . A vacina também estará disponível no Centro de Vigilâncias (Posto IV), das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h.

Além dos idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes, entram na lista de prioritários os trabalhadores da área da saúde, indígenas e quilombolas. Os demais grupos serão incluídos à medida que novas doses da vacina forem recebidas. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas trivalentes utilizadas no Brasil, a partir de fevereiro deste ano, protegem contra os vírus da gripe A/H1N1, A/H3N2 e um tipo de cepa B.

Em São José do Norte, nos primeiros dias da campanha, a imunização ocorrerá nas unidades de saúde ESF João Landell e Posto Central. De hoje até quarta-feira, serão vacinados idosos com 70 anos ou mais. Nos dias 10 e 11, a vacinação será para idosos com 60 anos ou mais. A partir do dia 14, a vacinação será ampliada para todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município, atendendo todos os grupos prioritários.

Alerta

Pessoas que tiveram Covid-19 recentemente ou estão com febre moderada ou grave não podem ser vacinadas. Nos casos que envolvem a Covid-19, é necessário aguardar 30 dias após o diagnóstico para receber a vacina contra a gripe. Essa campanha contra a gripe influenza não tem data para acabar.

Importância da Imunização

A professora de Pneumologia do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Raquel Janelli, afirma que a imunização é importante para garantir proteção individual e coletiva. “É importante, principalmente, para pessoas suscetíveis a quadros mais graves de síndrome gripal.” Segundo a especialista, os idosos e portadores de doenças crônicas podem ter casos mais graves de gripe, com complicações relacionadas, além de perderem qualidade de vida cada vez que apresentam quadros infecciosos, devido à instabilidade de doenças crônicas.

Sobre a baixa procura pela imunização, a professora explica que o período atual é marcado pelo fácil acesso à informação, mas nem sempre com qualidade. “Criou-se uma fantasia de que as vacinas podem ser mais danosas do que os próprios vírus causadores das doenças”, comenta. Raquel acredita que essas informações errôneas vêm de fontes próximas, por correntes de WhatsApp ou mídias sociais, “que são replicadas sem compromisso com a veracidade e não embasadas em evidências científicas. Essas informações equivocadas acabam ganhando status de verdade em certos grupos”, lamenta.

Distribuição

A responsável pelo Departamento de Imunizações da 3ª CRS, Lusiana Larrossa, garantiu que está tudo pronto para o início da imunização na Zona Sul e que houve encontros com as secretarias de saúde para discutir formas de mobilizar a população-alvo. Uma das propostas é descentralizar os pontos de vacinação para facilitar o acesso da população. Na 3ª CRS, o Dia D de mobilização será em 10 de maio, para as cidades que optarem pela data.

O que é a Influenza

A Influenza é uma infecção respiratória viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela tem alta transmissibilidade, distribuição global e tendência a se espalhar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

Acompanhe
nossas
redes sociais