Diante do déficit de infraestrutura de recarga para o atendimento pleno de carros elétricos, dois pelotenses desenvolveram um serviço para socorrer os veículos que têm pane seca em estradas. Com a criação do eletroposto móvel, o recarregamento pode ser feito em qualquer lugar, sem a necessidade do acionamento de guincho para a remoção do carro sem bateria.
A inovação surgiu na startup General Charge, fundada por Luiz Gilberto Camargo, Bernardo Martini e Gérard Ferreira. O eletroposto móvel foi pensado para diminuir os custos logísticos de concessionárias de rodovias e de seguradoras no atendimento aos eletrificados. Assim como na praticidade do condutor poder continuar o deslocamento no veículo.
O equipamento pode ser transportado por motos ou carros, oferecendo uma recarga emergencial que permite a autonomia por 30 quilômetros. O eletroposto tem a capacidade de fazer até 90 socorros mensais, em média três por dia, a um custo de aluguel de R$ 900 por mês, com possibilidade de um plano de suporte técnico adicional por R$ 99.
Luiz Gilberto Camargo estima que cada acionamento de guincho representa um custo médio de R$ 200, valor que, comparando com o investimento na locação do equipamento, corresponderia ao equivalente a cinco atendimentos. Cofundador da startup, ele diz que a solução pode se tornar essencial para operadoras de pedágios e seguradoras que lidam frequentemente com chamados de veículos elétricos descarregados.
Conforme Camargo, a ideia da invenção surgiu da constatação do crescimento de vendas de veículos elétricos em contraponto à lenta expansão de eletropostos pelo país. “Vendo essa oportunidade e que o Brasil tem menos de 20 mil eletropostos para uma frota de mais de 200 mil veículos, achamos que era um bom mercado”, diz. Para desenvolver o produto, a startup General Charge contou com o apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), do Sebrae e Embrapii.
O primeiro piloto da tecnologia está sendo realizado com um parque tecnológico de Campinas (SP), que recebe proprietários de veículos elétricos diariamente. Além disso, a General Charge está negociando com as concessionárias de estradas do Sul e Sudeste para locação do equipamento.
Mercado na região Sul
O cofundador da startup enxerga um grande potencial de mercado na região Sul devido à velocidade do crescimento da mobilidade elétrica. “A expansão está num ritmo de duplicar a cada ano a frota de veículos e os eletropostos não seguem esse mesmo percentual de crescimento”, diz. Em 2024, o número de emplacamentos de novos eletrificados aumentou 105% em comparação ao ano anterior. Na área urbana de Pelotas, são nove pontos públicos de recarga.
Embora o foco inicial seja o mercado B2B, os fundadores já estudam uma expansão para o público geral (B2C), permitindo que qualquer motorista de veículo elétrico possa solicitar uma recarga sob demanda no futuro. Empresas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].