“Partiram cedo, deixaram saudade e exemplos de amor, tenacidade e fraternidade de legado às próximas gerações. Suas vidas não foram em vão, pois iluminam caminhos para todo o sempre”.
Assim foi eternizada, durante a tarde deste sábado (5), uma homenagem às vítimas da tragédia do Remar para o Futuro. Com a presença de familiares, amigos e autoridades, o descerramento da placa foi feito na sede Aníbal Vidal, do Clube Centro Português, às margens do arroio Pelotas, onde ocorrem as atividades do projeto.
“A gente está aqui em memória deles. Tem um significado muito grande para mim. Estou bem triste por tudo, está sendo difícil. Os treinos estão bem pesados, mas sempre vou amar eles. Estão lá em cima, sempre vão cuidar de mim. Isso tudo veio em memória deles, o Oguener principalmente, um cara muito bom, que me ensinou muita coisa”, disse João Pedro Milgarejo, único sobrevivente do acidente e que recentemente representou a seleção brasileira no Paraguai.
O evento teve discursos do atual presidente do Centro Português, Eduardo Gil Carreira, e da presidente na gestão anterior, Maria Regina Freitas, além da presidente da Associação Remar para o Futuro, Anelita del Vecchio. A mãe do fundador e coordenador técnico do Remar, Oguener Tissot, Silvia Maria Tissot, falou em nome das famílias das vítimas. O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), também se manifestou.
Conforme Carreira, o Centro Português vai inaugurar no local um espaço de reflexão com a natureza denominado Largo Oguener Tissot. O local receberá melhorias com investimento do clube.
Nove vidas perdidas
No acidente ocorrido na BR-376, em Guaratuba (PR), perderam a vida os atletas Samuel Benites Lopes, 15 anos; Henry Fontoura Guimarães, 17; João Pedro Kerchiner, 17; Helen Belony Centeno, 20; Nicole Colella da Cruz, 15; Angel Souto Vidal, 16; e Vitor Fernandes Camargo, 17, além de Oguener, 43, e do motorista da van, Ricardo Leal da Cunha, 52.
A delegação do projeto pelotense, fundado em 2015 e ligado à prefeitura e à UFPel, retornava de São Paulo. Na capital paulista, o grupo disputou o Campeonato Brasileiro Unificado de Remo. Os atletas do Remar conquistaram um total de sete medalhas (duas de ouro, três de prata e duas de bronze).