Assecap escolhe a corte do Carnaval 2025 neste domingo

Concurso

Assecap escolhe a corte do Carnaval 2025 neste domingo

Sete candidatos e 12 candidatas concorrem no concurso, que ocorre no Largo do Mercado Central

Por

Atualizado sexta-feira,
04 de Abril de 2025 às 12:56

Assecap escolhe a corte do Carnaval 2025 neste domingo
Candidatas e candidatos foram apresentados na noite de sexta-feira (Foto Sérgio Pinheiro)

É neste domingo (6) que a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) lança o Carnaval de passarela do município e escolhe a corte 2025. O evento, que ocorre no Largo Edmar Fetter do Mercado Central a partir das 20h, define os novos Rei Momo, Rainha da Diversidade, Rainha e duas Princesas. 

A disputa pelos títulos está entre sete candidatos e 12 candidatas, que foram apresentadas na noite de quinta-feira (3) aos jurados e à imprensa. A ação ocorreu na Secretaria de Cultura, onde cada um pôde contar um pouco sobre sua trajetória no Carnaval.  A folia pelotense na passarela ocorrerá entre 25 e 27 deste mês.

A festa de domingo é aberta ao público e gratuita, mas haverá uma área privada com praça de alimentação e 100 mesas para quatro pessoas. Ao longo da noite, o bloco Amigos do Sereno e Bateria Show animam o evento. A realização é da Assecap, com apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio das secretarias de Cultura (Secult), Turismo (Setur) e Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (Smedi).

O presidente da Associação, jornalista Edson Planella, comenta que a quantidade de candidatos e candidatas apresentadas para o concurso surpreendeu a direção da entidade, pelo curto tempo de inscrições. “Rei Momo e Diversidade superaram a expectativa”, comentou. 

Esse ano a entidade corrigiu uma desigualdade ao equiparar a premiação das Rainhas. Até o ano passado, a Rainha da Diversidade recebia um valor menor pela conquista. Cada uma receberá R$1 mil, bem como o Rei Momo, e as duas princesas, R$500,00. 

Busca por um sonho

A mais jovem entre as candidatas a Rainha, Jacqueline Janele Soares, 18, tenta o título pela segunda vez, a primeira foi no ano passado, mas dessa vez ela se diz mais preparada. Representando a Banda Carnavalesca Xavabanda, Jacqueline diz que está mais confiante. “O mais difícil no concurso é ter o samba no pé e focar em si mesma, ter a confiança em si no palco”, fala Jacqueline. 

Representando a Banda Carnavalesca Kibandaço, Ronaldo da Silva Coelho, 38, tem experiência como Rei Momo. O rio-grandino ostentou o título por duas vezes, em 2014 e 2019, porém a folia foi suspensa naquele ano. “Agora moro em Pelotas e estou muito feliz, porque sempre foi um sonho da minha mãe que eu concorresse no Carnaval daqui. Será um prazer representar a cidade de Pelotas e compartilhar essa folia de momo com todos”, comenta.

“Estou aqui em busca de um sonho, de representar a nossa bandeira LGBTQIA+ e também representar o nosso Carnaval pelotense, que está firme e forte”, fala Angélica de Oliveira Silva, 22, representando a Banda Carnavalesca Dona da Noite, na concurso pela coroa de Rainha da Diversidade. Para Angélica, que é uma mulher trans, todas as candidatas são rainhas por todos os dias lutarem contra o preconceito e a violência. 

Quem concorre

Candidatos a Rei Momo: Ryan Pain Furtado, Ruan José dos Santos da Costa, Ronaldo da Silva Coelho, Rodrigo Talabi, Julison Valente Alves, Juliano Silva da Silva, José Luís Santos da Cruz.

Candidatos mostraram animação e samba no pé (Sérgio Pinheiro)

Candidatas à Rainha do Carnaval: Luzia Soares, Kelrin Keise Soares Ribeiro, Jacqueline Janiele Soares, Marcela Machado, Nicole Rodrigues.

Concorrentes foram apresentadas na Secult (Sérgio Pinheiro)

Candidatas à Rainha da Diversidade: Mariah Barbosa da Silva, Luize Duarte, Deivid Lessa Prestes (Dede Lessa), Luiz Fernando Estefen Lima (Lurra Blume), Ana Paula Albuquerque, Angélica de Oliveira Silva, Josiane Soares Rodrigues.

Este ano a premiação da Rainha da Diversidade foi equiparada a da Rainha cisgênero (Sérgio Pinheiro)

 

Acompanhe
nossas
redes sociais