Eliane Barcelos é pedagoga e coordenadora da ONG Cuidando de Nós, uma organização comunitária que atua no apoio a moradores em situação de vulnerabilidade. Além da distribuição de alimentos, roupas e materiais de higiene, o grupo desenvolve ações voltadas a educação, cultura e qualificação profissional, buscando fortalecer a comunidade. Criada formalmente em 2021, mas ativa há quase dez anos, a Cuidando de Nos ainda não possui sede própria. Interessados em contribuir podem acessar as redes sociais da ONG (@cuidandodenos) ou entrar em contato por e-mail ([email protected]). Chave pix para contribuições financeiras: 45049785049 (CPF).
Como a ONG Cuidando de Nós escolhe as crianças que recebem apoio nas campanhas?
Como possuímos um cadastro das famílias, temos acesso ao número de filhos que cada uma possui (esse número varia inevitavelmente) e às dificuldades que enfrentam. A princípio, procuramos dar apoio às famílias com maior número de filhos, mas, sempre que possível, também auxiliamos as demais. Além disso, buscamos acompanhar as crianças em idade escolar por meio do contato com as escolas, incentivando a frequência dos alunos.
Qual tem sido o impacto das aulas de reforço na evasão escolar na comunidade do Passo dos Negros?
O impacto das aulas de reforço na vida escolar de cada aluno é extremamente gratificante. Muitos chegam até nós desamparados, tristes e com a autoestima reduzida a nada, pois, na maioria das vezes, foram deixados para trás, sem a devida atenção na sala de aula. No entanto, ao conseguirem aprender a ler e acompanhar seus colegas em termos de aprendizagem, essas crianças retornam à sala de aula muito mais confiantes.
Quais são os principais desafios que a ONG enfrenta para manter suas atividades?
Então, como já mencionei em várias oportunidades, o Centro de Educação, Esporte, Cultura e Lazer Cuidando de Nós é uma ONG de fundo de quintal, ou seja, no momento, sem sede própria. Estamos atuando no espaço Maria Helena Vargas da Silveira, nossa biblioteca, que vem se configurando como um espaço multicultural. Nossos maiores desafios para manter as atividades de reforço escolar são o fornecimento de lanche para as crianças que frequentam o local e a obtenção de alguns materiais escolares para subsidiar nossas práticas pedagógicas (lápis, cadernos, borrachas, apontadores, etc.). Enquanto ONG, também enfrentamos a falta de móveis e utensílios para realizarmos outras atividades e recebermos um público maior em nossas oficinas (mesas, cadeiras, estantes, computadores, micro-ondas, tapetes, etc.).
Além das doações e aulas, quais outros serviços a ONG oferece para a comunidade local?
Nesse momento, além das aulas de reforço escolar e das doações de alimentos e outros itens que possam chegar até nós, ofertamos cursos de capacitação profissional, visando proporcionar subsídios para que a comunidade possa gerar sua própria renda. Atualmente, estamos com o curso “É possível gerar renda e arte do lixo”, que abordou temas como a confecção de velas e o uso de tintas em diversos tipos de tecidos. O curso seguirá explorando diferentes materiais de forma criativa e sustentável. Estamos também nos organizando para a implantação de nossa horta comunitária, que, além de gerar renda, promoverá reflexões sobre questões ambientais, incentivando cuidados e responsabilidades com o planeta.