A construção de uma Medida Provisória que pode garantir a retomada das operações da Usina Candiota 3 está demorando mais do que o esperado. Lideranças da região temem que o governo federal esteja aguardando a realização da COP 30, em novembro, para aumentar o período de transição energética do país.
“Alguém nos comentou que o governo quer deixar passar a COP30, que é no Brasil, para depois tocar nesse assunto, o que é um risco muito grande de a gente não ter tempo para fazer […] tendo em vista que o ano que vem é um ano eleitoral e aí troca o foco de todo o Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado”, afirma o diretor do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Hermelindo Ferreira.
A 30ª Conferência das Nações Unidas acontece em Belém do Pará, entre 10 e 21 de novembro e tem como um dos objetivos debater a diminuição dos gases de efeito estufa. As termelétricas a carvão, como a de Candiota, são uma das principais fontes de emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases poluentes.
(colaborou Daniel Costa)