A startup pelotense Agrobrand terá destaque no South Summit 2025. A empresa está entre as seis selecionadas para o painel “InovaStage – AGS e Sict: startups impulsionam o futuro”, no palco do governo do Estado RS Innovation Stage. Atuando na área de certificação de agroalimentos, utiliza a tecnologia blockchain para registrar, rastrear e garantir a autenticidade de informações sobre a produção, processamento e distribuição de alimentos.
Um dos motivos para seleção da startup é que a partir da rastreabilidade e transparência é possível incentivar a sustentabilidade. “Ao atestar, conseguimos fazer com que aqueles ambientes, produtores e produtos que produzem com mais sustentabilidade tenham uma certificação do processo, permitindo vantagem competitiva frente a outras soluções”, explica o CEO, Jeferson Sigales.
Única representante do interior do Estado para participar do painel que busca apresentar soluções tecnológicas alinhadas ao momento de recuperação do Estado. O painel está previsto para ocorrer no dia 11 de abril, às 14h. Também estarão no mesmo palco as empresas Greenmetrics, Planton, Grazing, Pix Force e Hopeful
Na avaliação de Sigales, estar no South Summit e no RS Innovation Stage é estratégico para a empresa. “O South Summit é uma vitrine gigante. Para nós, é uma oportunidade para demonstrar toda essa inovação, todo esse potencial de mercado que nós podemos contribuir em agroalimentos através da certificação”, diz.
Teste com o mercado
Com criação no final de 2020, a Agrobrand construiu soluções a partir de testes com o mercado. Atualmente, encontra-se em uma escala de inovação, chamada de TRL, 5 (a escala vai de 1, que é a pesquisa básica, até a 9, pronto para comercialização). “Estamos na TRL 5, quando o protótipo já está rodando, foi testado, aprovado e com conceito, e estamos em véspera de passar para TRL 6, que é quando se consegue fazer, testar toda essa tecnologia, essa inovação, num ambiente de larga escala”, explica.
A partir do desenvolvimento de uma plataforma, a expectativa é de começar a atuar em larga escala. Parte da pesquisa e da plataforma será apresentada em maio, durante um evento na cidade de Bogotá, na Colômbia. Quando lançada, a plataforma poderá ser acessada em três idiomas diferentes, português, espanhol e inglês. Como próximos planos da empresa, estão acessar mercados existentes na América Latina, sudeste asiático e continente africano.
A Agroband é classificada como uma Deep Tech (Diptec), desenvolvendo tecnologias inovadoras e avançadas, baseadas em descobertas científicas ou engenharia de ponta.