“A ideia é que os estudantes trabalhem em um projeto real, com clientes reais”

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“A ideia é que os estudantes trabalhem em um projeto real, com clientes reais”

Renata Porto é vice-coordenadora do Projeto Integrador

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“A ideia é que os estudantes trabalhem em um projeto real, com clientes reais”
Renata é docente na Escola de Design do IFSul Campus Pelotas. (Foto: Arquivo pessoal)

A professora Renata Porto é docente na Escola de Design do IFSul Campus Pelotas e atua como vice-coordenadora do Projeto Integrador, ao lado do professor Gustavo Brogi. O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo proporcionar uma experiência prática e real de projeto, promovendo o engajamento dos estudantes e o impacto positivo na comunidade incentivando a preservação do patrimônio histórico.

Como é o projeto?

Esse Projeto Integrador envolve os alunos do segundo semestre do curso de Bacharelado em Design do IFSul – Campus Pelotas e tem como objetivo proporcionar uma experiência prática logo no início da formação. A ideia é que os estudantes trabalhem em um projeto real, com clientes reais e uma entrega voltada para o público.

Os professores das disciplinas deste semestre, que somam cerca de dez no total, se reuniram para desenvolver um projeto de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A demanda apresentada foi a valorização do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial da cidade. A partir dessa problemática, os alunos desenvolverão projeções, imagens que serão exibidas no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, no centro histórico. A exibição acontecerá na semana que antecede as comemorações do aniversário da cidade.

Quantos alunos participam e qual o impacto dele na sociedade?

Nossa principal preocupação é proporcionar aos alunos uma experiência prática e real de projeto, atendendo a uma demanda concreta. Neste caso, a Secretaria Municipal de Cultura atua como cliente, e os estudantes, organizados em grupos, desenvolvem suas atividades ao longo do semestre. Atualmente, cerca de 30 alunos estão matriculados no segundo semestre do curso.

Embora cada disciplina contribua com diferentes etapas do processo, todas as atividades convergem para um único projeto: as projeções de imagens que valorizam o patrimônio cultural da cidade. Ao final, os alunos recebem certificação pelo projeto de extensão.

Acreditamos que essa iniciativa terá um impacto significativo na cidade, pois envolve o compromisso dos estudantes em entregar um material que será disponibilizado ao público, saindo do ambiente restrito da sala de aula para se comunicar diretamente com a população.

Os conceitos principais do projeto são a sustentabilidade, já que utilizamos materiais sem impacto de descarte; a tecnologia, por meio das projeções de imagens; e a valorização do patrimônio cultural da cidade.

Quais os próximos passos do projeto?

Os planos futuros para esse projeto incluem a entrega final para a comunidade e para a Secretaria Municipal de Cultura, além de uma avaliação completa de todo o processo. Dependendo do sucesso dessa primeira edição, a ideia é repetir as intervenções urbanas feitas pelos estudantes nos próximos anos, com novas propostas e aprimoramentos.

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