O Panápaná Dragon Boat é sinônimo de superação para diversas rio-grandinas. Criado em 2023 para mulheres sobreviventes do câncer de mama, o projeto utiliza o esporte como ferramenta de resiliência e renascimento. Fernanda Rafaela Hortência é fundadora do grupo de canoagem, que também vai ganhar as águas de Pelotas a partir das próximas semanas.
O que é o Panapaná Dragon Boat?
O projeto Panapaná é um grupo de apoio a sobreviventes do câncer, que ajuda a recuperar a saúde física, emocional, fortalecendo a autoestima, promovendo inclusão e cidadania através do esporte. A palavra PanaPaná vem do Tupi e significa um coletivo de borboleta, que significam metamorfose, o que toda paciente passa por esse processo a partir do diagnóstico.
Como o projeto iniciou e funciona atualmente?
Conheci o movimento em 2022, na minha cidade natal, onde participando de um grupo oncológico vimos a chamada para formação de equipe, logo a precursora do movimento me convidou a representar a primeira equipe de Remadoras Rosa do estado do Rio Grande do Norte, a Fênix potiguar, no 1º festival internacional de Dragon Boat em Brasília.
No ano seguinte, noivei e mudei para o Rio Grande do Sul, onde vi a necessidade de seguir com a missão de levar saúde e qualidade de vida para outras mulheres que passaram pelo mesmo que passei.
Em maio de 2024, iniciamos com muitas adversidades e, após a enchente, conseguimos participar do segundo Festival de Dragon Boat Latinoamérica em Rosa, em Brasília, levando cinco integrantes representando Rio Grande, a Cidade Nacional das Águas.
Como o projeto auxilia na saúde das participantes?
Atuando na recuperação dos movimentos pós mastectomia, melhorando a qualidade de vida e estimulando a prática de esportes e convício social. Além disso, ele é importante para fortalecer laços de união, espírito de equipe entre as participantes e refazer pontes de acesso à reabilitação mental e social para uma reintegração dessas mulheres na sociedade.
Vocês pretendem ampliar o projeto para outras cidades?
Sim, o projeto já conta com participantes de Povo Novo, Pelotas e São José do Norte. Já estamos convocando novas participantes para o início de uma nova equipe Panapaná em Pelotas. Para as sobreviventes do câncer de mama de Pelotas, convido a se inscrever através do nosso Instagram (@panapanadragonboat) ou WhatsApp (84) 99946-8618.
Qual a próxima competição que vocês pretendem participar? Como a comunidade pode ajudar?
Iremos representar a região no primeiro encontro estadual de equipes de Remadoras sobreviventes, em Lajeado, nos dias 26 e 27 de abril. Teremos outros eventos em Londrina e o campeonato em Brasília ainda esse ano. A comunidade pode nos ajudar seguindo nossas redes sociais e compartilhando para chegar a mais sobreviventes, comprando nossas camisetas de campanhas e apadrinhamento de borboletas, como são chamadas as integrantes.