Pelotense Gabriel Brod conquista ouro em três categorias do Open de Salvador
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Sexta-Feira4 de Abril de 2025

Jiu-jitsu

Pelotense Gabriel Brod conquista ouro em três categorias do Open de Salvador

Atleta venceu sete das oito lutas na competição da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro

Por

Pelotense Gabriel Brod conquista ouro em três categorias do Open de Salvador
Brod também levou para casa uma medalha de prata (Foto: Arquivo pessoal)

O pelotense Gabriel Brod conquistou a medalha de ouro em três categorias durante o Open de Salvador, torneio de jiu-jitsu organizado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, sigla em inglês). A competição na capital baiana terminou neste domingo (30).

Brod, que mora em Belo Horizonte, venceu sete e perdeu uma das oito lutas disputadas. Foi campeão nas categorias faixa preta peso pesado com kimono, faixa preta peso pesado sem kimono e faixa preta absoluto – categoria sem distinção de peso – sem kimono. Além disso, acabou em segundo lugar na categoria absoluto com kimono.

O evento em Salvador foi o último campeonato preparatório para conquistar pontos para o Campeonato Brasileiro da IBJJF, marcado para o final de abril em Barueri (SP).

Próximos passos

Campeão brasileiro em 2023 na categoria peso pesado faixa marrom com kimono e em 2024 na categoria faixa preta sem kimono, o jiu-jiteiro pretende adicionar em 2025 o título da faixa preta com kimono em Barueri.

“Nesse primeiro semestre ocorrem somente os campeonatos de kimono. Então estou focado para lutar na categoria meio pesado. Estou alinhando com meu nutricionista, que é aí de Pelotas, o Giovanne, da Old School Nutrição, para fazermos essa baixa de peso gradual”, projeta Brod.

Karatê: Fernando Marques não classifica no RJ

O atleta pelotense Fernando Marques, da Associação Shido-Kan de Karatê, competiu entre os dias 25 e 30 de março no Campeonato Brasileiro de Karate e Seletiva Nacional, em Macaé (RJ). A organização foi da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Principal nome da modalidade no Estado, Marques conta que fez lutas duras, porém sem atingir o desfecho esperado. “Não foi o resultado que gostaríamos, mas temos um bom trabalho e confiança no processo. Na próxima estaremos ainda mais fortes”, projeta.

O atleta explica a decisão de lutar mesmo tendo sofrido rompimento de ligamento no tornozelo, lhe impedindo de treinar nas duas semanas anteriores.

“Só tem uma seletiva nacional por ano e decidimos montar uma estratégia que ‘escondesse’ um pouco o tornozelo e me permitisse entrar em quadra. Tenho que agradecer também ao doutor Renan Barbosa, Clínica SEU e fisioterapeuta Sarah Azevedo, que foram fundamentais desde o momento da constatação da lesão. Vamos focar em recuperar logo para estarmos 100% na próxima etapa do Brasileiro”, diz Fernando.

O atleta participou das competições por meio do projeto Karatê do RS para o mundo, financiado pelo governo do Estado do RS (via Pró-Esporte RS – LIE), com patrocínio das empresas Bebidas Biri e Frigorífico Roloff.

Acompanhe
nossas
redes sociais

Opinião