Lá em 2015, quando foi apresentado à comunidade pelotense, nem todos compraram a ideia de um bairro aberto, onde seria possível morar, trabalhar e conviver em um mesmo ambiente. Dez anos depois, o conceito criado pelo Parque Una tornou-se unanimidade. Já são 20 empreendimentos lançados, 1.336 apartamentos, 67 lojas e 786 salas comerciais. O mais recente a integrar o hub corporativo do Una, o Edro, contará com 120 salas distribuídas em 12 andares.
O sócio proprietário da Idealiza Cidades, construtora do Parque Una, André Beiler, avalia que um dos fatores do sucesso do projeto é a adaptação dos empreendimentos à vida das pessoas. “Tentamos desenvolver nossas construções em uma escala humana. Empreendimentos mais baixos ficam mais próximos das pessoas, enquanto os mais altos são afastados da calçada. Todos possuem fachadas ativas, com transparência nos vidros e operações comerciais”, explica.
Pedestres e ciclistas têm prioridade em relação aos automóveis. Inspirado no novo urbanismo, o Una conseguiu aplicar na prática teorias urbanísticas apresentadas em livros como Cidade para as Pessoas. Com um parque aberto e espaços como quadras poliesportivas, anfiteatro a céu aberto e playground infantil, a paisagem do Una já se tornou um ponto turístico, apreciado pela comunidade pelotense.
A partir do conceito “Construa os espaços, e as pessoas virão”, os locais de uso coletivo do Una foram criados. “Fizemos nada mais do que desenvolver espaços de convívio e experiências, aliados a uma arquitetura que não interfere negativamente na vida das pessoas, garantindo que a experiência seja sempre agradável e positiva para quem circula pelo bairro”, comenta Beiler.
Bairro aberto
O bairro foi planejado para ser aberto com base no conceito de “cidade para as pessoas”, priorizando a qualidade de vida, o comércio e os serviços. Segundo Beiler, essa abordagem também visa promover diversidade, especialmente no uso dos espaços públicos e comerciais.
A manutenção do mobiliário urbano, o paisagismo sempre em dia e a segurança privada em parceria com o poder público são alguns dos fatores que tornam o Una um destino de lazer. Para o empresário Alex Balbinot, proprietário da Boutique de Carnes Made In Pampa, do Mercado Vizinn e da Una Pet Shop, o conceito de parque aberto é positivo, pois atrai visitantes de diferentes localidades.
“Na pet shop, temos clientes de outros bairros de Pelotas. As pessoas vêm passear no parque, percebem que há uma infraestrutura completa, com comércio variado, e acabam aproveitando as lojas”, avalia Balbinot.
Para incentivar essa convivência, as ruas do Parque Una foram planejadas para minimizar a interferência do trânsito e garantir o protagonismo de pedestres e ciclistas. Por isso, as calçadas são mais amplas e as ruas têm largura reduzida.
Outro aspecto frequentemente mencionado pelos frequentadores do parque é a segurança dentro de suas dependências. Além da tranquilidade para moradores e visitantes caminharem à noite, os comerciantes viram uma oportunidade para expandir seus negócios, oferecendo atendimento 24 horas.
“Pela segurança e tranquilidade do parque, pelo número de apartamentos disponíveis no Airbnb e pela quantidade de estudantes e profissionais em home office, decidimos manter o mercado aberto 24 horas, com autoatendimento das 21h às 9h”, afirma Balbinot.
Moradia e negócios
Morando e trabalhando no Una, a maquiadora Andressa Carneiro iniciou, em 2018, sua transição de carreira, deixando a administração de uma indústria em Pelotas para ingressar na área da beleza. “Procurei um espaço para montar meu estúdio que refletisse minha identidade. Quando visitei esta sala comercial no Una, senti imediatamente que esse seria o meu lugar”, relembra.
Andressa chegou ao parque quando ainda poucos empreendimentos haviam sido entregues. “Apostamos no projeto e, à medida que o parque cresceu, meu negócio também cresceu”, avalia.
A experiência de trabalhar no Una foi tão positiva que, em 2024, Andressa decidiu tornar-se moradora do bairro. Segundo ela, a qualidade de vida aumentou, especialmente devido aos espaços abertos, ideais para passear com sua cachorrinha, Sol, além de áreas para a prática de exercícios físicos e um comércio variado, que também é pet-friendly.
“Estar perto do trabalho faz toda a diferença. Moro a apenas quatro minutos do meu estúdio e, ao longo do dia, posso ir e voltar várias vezes, tomar um café e depois continuar trabalhando”, conta.
Também morador do Una, Balbinot considera positiva a experiência de viver e trabalhar no bairro, destacando a conveniência de ter diversas opções de consumo e lazer a poucos passos de casa. “O grande diferencial do Una é proporcionar essa proximidade com tudo que precisamos. E a tendência é que isso se amplie ainda mais no futuro, com a expansão do parque”, comenta.
Crescimento planejado
Atualmente, o Parque Una encontra-se na fase um. São 20 empreendimentos, dos quais 13 já foram entregues, seis estão em construção e um foi recentemente lançado. O parque tem capacidade para receber até 32 torres. “Quando finalizarmos a verticalização do Una, ampliaremos para a área entre os fundos do shopping e o bairro”, adianta Beiler.
Os planos da Idealiza para Pelotas envolvem a consolidação do Parque Una, que segue com diversas construções em andamento. Em seguida, o projeto prevê a expansão com outras 20 torres na área anexa ao parque. “Esse é um projeto para os próximos dez anos, possivelmente”, afirma.
Para o empresário Alex Balbinot, a contínua expansão do parque traz segurança para empreender, pois a cada novo empreendimento entregue, cresce o número de moradores. “A cada ano, aumenta o fluxo de pessoas dentro do parque. Como empresário, isso me dá tranquilidade”, diz.
Já Andressa acredita que o crescimento do parque reflete diretamente na valorização do bairro, que se destaca cada vez mais. “O número de empreendimentos hoje é muito maior do que em 2021. Isso faz com que nossos negócios cresçam junto com a chegada de novos moradores, impulsionando a economia local”, afirma.
Dez anos do lançamento
Para comemorar os dez anos de lançamento do Parque Una, a Idealiza apresentou seu vigésimo empreendimento, o Edro. Voltado para negócios, o prédio contará com salas de 26m² a 65m², totalizando 120 salas distribuídas em 12 andares. O Edro estará localizado no Hub Corporativo, planejado para equilibrar trabalho, lazer e qualidade de vida.