“A minha tia teve câncer de mama e desde então eu tive o desejo de ajudar mulheres”

Abre aspas

“A minha tia teve câncer de mama e desde então eu tive o desejo de ajudar mulheres”

A fisioterapeuta Renata Marques usa a profissão para auxiliar mulheres que estão com câncer

Por

“A minha tia teve câncer de mama e desde então eu tive o desejo de ajudar mulheres”
Renata atua no projeto Fisiomama. (Foto: Arquivo pessoal)

Há três anos, Renata Marques usa a profissão para ajudar mulheres que estão com câncer de mama através do projeto Fisiomama. Todas as segundas-feiras, a agenda da fisioterapeuta é dedicada ao atendimento de um grupo de pacientes com sessões gratuitas de fisioterapia e pilates.

Por meio do tratamento e dos exercícios, as atendidas recuperam a mobilidade prejudicada pelas cirurgias e pelos medicamentos, e têm a diminuição da dor. Além disso, o grupo se transforma em um ambiente onde elas podem compartilhar seus processos relacionados à doença.

Como nasceu o Fisiomama?

O grupo do Fisiomama já tem cerca de cinco anos. Uma das pacientes com câncer de mama, a Daiane Machado Marques, fundou o grupo. Antes as atividades funcionavam na Laneira, na Unidade Cuidativa, e há três anos eu comecei a atender lá também. No final a outra fisio teve que sair e eu abracei a causa e fiquei sozinha atendendo.

Como são as integrantes do grupo?

São pacientes que tiveram câncer de mama, que estão ou que já finalizaram o tratamento. Na metade do ano passado tivemos que sair da Cuidativa por causa de algumas reformas, ai eu trouxe elas para o meu consultório. Então eu dou exercícios de pilates, alongamentos, exercícios de fortalecimento. E isso também ajuda muito no psicológico delas porque uma ajuda a outra, compartilham informações sobre o tratamento, exames, consultas, então é bem legal. Atualmente temos nove pacientes frequentando.

Por que tu decidiu fazer esse trabalho voluntário?

A minha tia teve câncer de mama e faleceu, desde então eu tive esse desejo de ajudar mulheres que estão passando por isso. Quando a Daiane me convidou eu troquei todos os horários da agenda para poder atender elas. Eu adoro o que eu faço.

A amiga de uma paciente trouxe para elas também sessões de acupuntura. Tudo que é possível conseguir de voluntários para ela eu estou tentando, qualquer ajuda é bem-vinda. Tem pessoas que esperam muito na fila [do SUS] para conseguirem sessões de fisioterapia, então para mim é muito gratificante poder acolher e ver a melhora delas.

Por que as pacientes com câncer de mama precisam fazer fisioterapia?

Elas ficam com limitações [físicas], porque tiraram toda a mama ou pelo esvaziamento da axila. Então começa a limitar os movimentos, elas não conseguiam abrir nem levantar os braços e por causa dos medicamentos elas sentem muitas dores nas articulações. A fisioterapia ajuda o retorno da mobilidade delas e é um tratamento contínuo.

Tem algumas que já estão há três anos comigo, outras param por algum tempo [por causa da doença], aí quando melhoram elas voltam. No ano passado, uma [paciente] só foi a uns dois encontros, agora ela conseguiu voltar. Elas gostam bastante, por isso que voltam, e isso é bem gratificante. Eu fico emocionada de ver elas melhorando.

Como participar do grupo?

Muitas pessoas não sabem que tem esse atendimento, então estamos tentando divulgar mais para as pessoas poderem acessar o projeto. Para participar a paciente pode ter só o encaminhamento do médico e entrar em contato conosco, que eu marco uma avaliação com ela e já pode iniciar os atendimentos aqui.

Para entrar em contato com a Renata Marques: (53) 98111-5221.

Acompanhe
nossas
redes sociais