Rio Grande realiza, nos dias 10 e 11 de abril, a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. O evento é uma promoção da Secretaria de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde e acontece na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). As inscrições já podem ser feitas através deste link.
De acordo com a secretária de saúde Juliana Acosta, as conferências de saúde são sempre espaços estratégicos de diálogo e articulação com a sociedade e com quem usa o sistema de saúde. “Neste ano, além da conferência geral, teremos uma temática também, de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, onde discutiremos a realidade do mundo do trabalho e as ações de saúde que devem ser adotadas para que tenhamos ambientes e processos de trabalho mais seguros e, assim, pactuarmos medidas para qualificar a Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, avalia.
A percepção é de que ações como essa permitem que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. Assim, a conferência também funciona como uma etapa preparatória da 4ª Conferência Estadual de Saúde e da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT).
A partir desses temas centrais, a conferência tem por objetivo o debate, deliberação e a proposição de propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS. Dessa forma, os participantes devem avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19, inclusive sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora nos próximos anos, considerando possíveis mudanças na frequência dos agravos à saúde e buscar respostas a essas mudanças.
A conferência terá três eixos
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
Programação
10 de abril
18h – Credenciamento
- 18h30min – Solenidade de Abertura
- 19h – Plenária de abertura – Leitura e aprovação do regimento
- 19h30min Conferência de Abertura e mesa temática ‘Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.
Participação:
- Luís Leão – Coordenador Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde;
- Alessandra Leal – Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
11 de abril
- 8h30min – Acolhimento
- 9h – Mesas redondas – “As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora” e a “Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social”
Participação:
- Alfredo Elenar Rodrigues Gonçalves – Sindicalista da Central Única dos Trabalhadores – CUT RS, Membro do Conselho Estadual de Saúde
- Jorge Mesquita Huet Machado – Médico Sanitarista da Fiocruz, Coordenador do Programa da Saúde Ambiente e Trabalho da Fiocruz regional de Brasília
- Michele Neves Meneses – Enfermeira Sanitarista, Superintendente da Vigilância em Saúde no Município do Rio Grande
- 10h45min – Divisão dos Grupos nos 3 eixos
- 13h30min – Discussão e Sistematização das propostas nos grupos
- 14h30min – Apresentação Artística
- 15h – Apresentação e Votação das Propostas para a Plenária
- 16h – Escolha das pessoas delegadas:
- 1 titular gestão + 1 suplente
- 1 titular trabalhadores + 1 suplente
- 2 pessoas usuárias + 2 suplentes
- 17h – Plenária de encerramento