Remédios devem ficar 5,06% mais caros em abril
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Segunda-Feira31 de Março de 2025

Saúde

Remédios devem ficar 5,06% mais caros em abril

Resolução ainda precisa sair no Diário Oficial da União para entrar em vigor

Por

Remédios devem ficar 5,06% mais caros em abril
Farmácias apontam que clientes têm corrido para comprar antes do reajuste (Foto: Jô Folha)

A Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) aprovou o reajuste de 5,06% nos medicamentos para 2025. Esse aumento acontece anualmente e corresponde à inflação medida pelo IPCA em 12 meses encerrados em fevereiro. As farmácias se preparam realizando promoções e um planejamento para implementar o acréscimo.

O reajuste é válido para a maioria dos medicamentos vendidos no país e as farmácias podem repassá-lo de uma vez ou parcelado durante o ano. Porém, até março de 2026, fabricantes e farmacêuticas não podem aplicar aumentos acima de 5,06%. O objetivo é justamente evitar que os medicamentos sofram aumentos muito acima do valor da inflação.

Impacto no bolso

Ilvia Brito é dona de casa e cuida de sua sogra que precisa fazer uso contínuo de medicamentos. Para ela esse aumento fará uma diferença grande no orçamento. Em busca do melhor preço, Ilvia sempre realiza pesquisa de preços em farmácias distintas, mas afirma que está cada vez mais difícil encontrar os remédios por preços acessíveis.

Histórico dos reajustes

Em 2024, o limite definido para o reajuste foi de 4,5%, menor valor desde 2020, em um momento de alívio no pós-pandemia.

Gráfico mostra o reajuste a cada ano desde 2018. (Foto: Reprodução)

Em Pelotas

As farmácias da cidade já estão preparadas para o aumento de preços e por isso essa semana foi de promoções que favorecem o consumidor. Michael Moreno é gerente de uma farmácia localizada na região central da cidade e afirma que os clientes também já entenderam a dinâmica do reajuste e optam por comprar seus medicamentos antes da aplicação.
Na farmácia em que Natali Falero é gerente, a aplicação do reajuste geralmente é feita de forma gradual e a equipe busca fazer uma campanha de desconto com clientes assíduos para evitar que esse aumento surpreenda os consumidores.

Acompanhe
nossas
redes sociais