Apesar de todos os projetos enviados pelo governo Fernando Marroni (PT) – com exceção das isenções do Minha Casa, Minha Vida – terem sido aprovados com facilidade na Câmara, incluindo a reforma administrativa, parlamentares da base reclamam da falta de diálogo e de habilidade política na relação com os vereadores.
Vereadores ouvidos pela coluna avaliam que, mesmo que atritos internos não reflitam a relação entre os poderes, discussões como as que envolveram Michel Promove (PP), que é de um partido da base, e os vereadores Fernanda Miranda (PSOL) e Ivan Duarte (PT) dificultam ainda mais a relação.
A secretária de Governo, Miriam Marroni, tem uma boa relação com a Câmara, em especial com os parlamentares que foram seus colegas na legislatura passada. Porém, a reclamação é de que o governo falha ao não manter um diálogo e uma tentativa de convencimento da importância de algumas iniciativas.
Além disso, aliados do governo também acharam inadequada a postura da secretária de Saúde, Ângela Vitória, que participou de uma audiência da Comissão de Saúde acompanhada de dezenas de apoiadores que vaiaram as falas de vereadores em alguns momentos.