UBS na Rua faz atendimentos à saúde ao ar livre

Oportunidade

UBS na Rua faz atendimentos à saúde ao ar livre

Primeira ação deste ano ocorreu no Trapiche, para atender demanda da unidade que está fechada desde fevereiro

Por

UBS na Rua faz atendimentos à saúde ao ar livre
Dia de sol levou dezenas de pessoas à praia do Laranjal. (Foto: Cíntia Piegas)

Com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Laranjal fechada para reforma desde fevereiro, a Secretaria de Saúde decidiu que a primeira ação da UBS na Rua fosse no Trapiche. Equipes de várias frentes ligadas à saúde montaram suas bancas para atender ao público nesta segunda-feira (24). A proposta foi atrair principalmente moradores do Novo Valverde e do Pontal da Barra. Entre os serviços mais procurados foi o de pedidos de receita. A próxima edição será na Guabiroba, bairro Fragata.

O projeto objetiva aproximar os serviços de saúde da comunidade, mas no caso do Laranjal, representou a unidade de saúde local de portas abertas novamente. Com a demanda transferida para a UBS do Barro Duro, muitos moradores dos balneários Santo Antônio e Valverde não têm condições de se deslocar até o posto mais próximo. A própria equipe revelou que o movimento caiu bastante e a alternativa é fazer busca ativa. Até a base que funcionou por algumas semanas nas quintas-feiras, na rua Encantado, foi desativada. Quem soube da ação, não perdeu tempo.

Procura por saúde

Eonara Soares Nunes Rosário, 65, tem glaucoma e descobriu que o colírio que usa no tratamento, com valor de custo muito alto, tem genérico. A intenção foi pedir uma nova receita. “É bem mais barato e a médica disse que é a mesma composição ou substância”, garantiu a senhora que está há três anos vivendo na praia. Para ela, o fechamento do postinho dificulta muito. “Tiraram o que era na igreja (provisório). Pena. Era bem pertinho da minha casa.” A aposentada aproveitou para ficar pela manhã no ponto turístico do Laranjal e garantiu conhecimento sobre outras áreas da saúde.

A diretora da Atenção Primária da SMS, enfermeira Cândida Rodrigues, explica que a ação ocorre desde o ano passado com o deslocamento da equipe da unidade local, mais as equipes da Secretaria de Saúde, da Diretoria de Atenção Primária e das redes temáticas. “Cada um vem com uma proposta de educação e saúde. O local é pensado conforme a facilidade das pessoas de acessá-lo”. Na manhã desta segunda, além de pedidos de realização de exame, consultas médicas, renovação de receitas e vacinas, a atividade teve ainda auriculoterapia, uma técnica de medicina alternativa que estimula pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar problemas físicos, mentais e emocionais. “Logo cedinho, quando chegamos, já tinham pacientes nos esperando”, comemora Cândida.

O aposentado Carlos Domingues Rodrigues, 73, está com problemas no estômago e foi em busca de uma consulta. Ele terá que passar por alguns exames, como endoscopia, para ter um diagnóstico exato, mas já se deu por satisfeito com o atendimento. “Estou aproveitando hoje porque no Barro Duro é muito longe e não tem mais atendimento na rua Encantado. Mas aqui é muito bom, é bem arejado”, brincou ele sentado no calçadão em frente ao Trapiche. O idoso ainda aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre a prevenção do câncer de próstata. Outros moradores que passavam pelo local e eram abordados, logo pegaram o telefone e avisaram para um parente ou amigo sobre os atendimentos.

Orientação

Livia Dravans Silveira, quatro anos, estava passeando com os pais e quis saber mais sobre a escovação dos dentes do Tigrão. “Eu amo esse tipo de ação, pois ela (Livia) adora aprender. Recentemente ela começou a escovar os dentes sozinha e vai ser bem importante essa aula”, disse a mãe Michaela, que assistia a aula. Ao final, a aluna saiu com um kit e um livrinho da turma da Mônica. A promessa é que quando a irmãzinha de seis meses crescer, ela vai ensinar sobre saúde bucal.

Conscientização pelas cores

O público também foi informado sobre a prevenção de doenças do mês de março, através das cores: câncer colo do útero e o câncer colorretal. “Lembramos o pessoal a fazer os exames preventivos e qualquer sinal de alerta de alteração do nosso corpo, procurar uma unidade de saúde”, orienta a coordenadora da rede de doenças crônicas não transmissíveis da Secretaria de Saúde, Tamires Stifft Radtke.

UBS Laranjal

Sobre as obras da UBS Laranjal, na próxima semana será concluída a pintura interna e externa, a colocação da porta e as divisórias. No cronograma está a instalação do revestimento no piso do consultório odontológico. A prefeitura fez empenho para a compra do cimento cola. Assim for gerado e o material disponibilizado, o serviço será finalizado em três dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais