O evento “Junto com o Revendedor”, promovido pela Sulpetro, realizará seu próximo encontro na próxima terça-feira (25), em Pelotas. Empresários do setor de postos de combustíveis estão convidados a participar da reunião-almoço, cujo tema central será a atualização sobre questões relevantes para o segmento.
De acordo com João Carlos Dal’Aqua, presidente da entidade que representa os postos de combustíveis gaúchos, serão debatidos temas gerais que impactam diretamente a revenda de combustíveis, como o modelo self-service, o percentual de biomassa no diesel e as legislações em discussão em Brasília.
“Também sempre reservamos espaço para temas que surgem a partir das demandas dos próprios participantes. Portanto, não engessamos o encontro”, explica.
O evento é gratuito e ocorrerá a partir das 11h30min no Clube de Caça e Pesca de Pelotas, localizado na Avenida Adolfo Fetter, 400. Na quarta-feira (26), as reuniões acontecerão em Bagé e Sant’Ana do Livramento.
Cenário local
Segundo Dal’Aqua, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos postos gaúchos é a indefinição do cenário econômico. “O consumidor acredita que o preço alto do combustível é benéfico para o posto, mas isso é um equívoco. O que o posto precisa é de uma margem de lucro adequada”, explica.
Ele destaca que, na composição do faturamento, o lucro médio do revendedor gira em torno de 10%, devido aos altos custos de produção, tributos e transporte, entre outros fatores.
“A dificuldade está em fazer a sociedade entender que esse é um mercado livre e que a variação de preços não depende apenas da Petrobras. Os custos de outras fontes, como biocombustíveis e mão de obra, também oscilam constantemente.”
Na avaliação de Dal’Aqua, o cenário econômico tem favorecido o crescimento das grandes redes em detrimento dos pequenos e médios revendedores. A dificuldade na contratação de mão de obra e a possibilidade da implementação do modelo self-service nos postos de combustíveis serão alguns dos temas discutidos no evento.