Pedro Osório terá uma Sala do Empreendedor que contará com o apoio do Sebrae. As tratativas para implementação estão avançadas e, segundo o vice-prefeito Davi Lucas (MDB), que é empresário e enfrentou dificuldades em abrir seu frigorífico na cidade, é um compromisso de campanha. Na semana passada, Lucas juntamente com o prefeito Ricardo Alves (MDB), e a agente de Desenvolvimento Municipal, Nathalia Nachtigall estiveram com a analista Territorial de Educação do Sebrae, Bruna Radtke, e o gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Fabrício Burkert para definir a pauta.
Atualmente, o município realiza o cadastro de Microempreendedores Individuais (MEI) e a declaração anual de impostos. Mas a parceria com o Sebrae busca ampliar os serviços, tornando mais completo com apoio ao comércio local e fomento e incentivo às pequenas e médias empresas.
A proposta prevê a oferta de treinamentos especializados, palestras de capacitação e a desburocratização de processos para facilitar a formalização e a gestão dos pequenos negócios. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento econômico de Pedro Osório, com foco na geração de emprego e no fortalecimento das empresas locais”, destaca o prefeito Ricardo Alves.
Frustração motivou ação
O mais motivado à implementação da Sala do Empreendedor é o vice-prefeito Davi Lucas. A tentativa de abrir um frigorífico o colocou diante de várias barreiras, desde a falta de apoio de gestões anteriores até o desconhecimento para regularizar a empresa. “Muitas vezes, juro, tive vontade de desistir de tão burocrático que é o negócio. Não sabia se ia para parte operacional, para a linha de frente ou ficava travado em papéis. Foi um desgaste muito grande”, relata.
A experiência pessoal não só levou o empresário para a política, como também o estimulou a trabalhar o desenvolvimento econômico da cidade. A proposta é traçar o perfil do empreendedor e apoiá-lo. “O pedrosoriense não precisa deixar a cidade para ter sucesso nos negócios”, destaca.
A partir da ideia estabelecida, o vice-prefeito passou a estudar os trâmites. “O compromisso é de melhoria contínua da infraestrutura de apoio aos empreendedores, além da inclusão de novos serviços”, diz o ex-funcionário da Corsan, que tem como maior desafio levar a visão de empreendedor para dentro da administração.
Ambiente fértil
A proposta principal é fortalecer o ambiente de negócios local com a qualificação constante dos empreendedores e fornecer suporte mais completo para quem deseja iniciar ou expandir os negócios na região. Para o gestor Fabrício Burkert, o Sebrae é um grande parceiro e fomentador da criação da Sala do Empreendedor pelos municípios. “Em Pedro Osório, a população vai passar a ter um contato direto com o Sebrae e uma forma de atender melhor os seus empreendedores, deixando mais claro esse processo de abertura e regulamentação de empresas. Vai ser um braço, uma ferramenta para o empreendedor local”, explica.
O importante, segundo o especialista, é ter uma pessoa qualificada para que as pessoas interessadas em abrir seus negócios possam tirar dúvidas, esclarecer algumas situações com relação não só ao MEI, mas à micro e pequena empresa. O apoio inclui ainda algum tipo de consultoria e articulação com outras instituições e entidades dentro e fora do município. “A ferramenta acaba por conectar o município a parceiros estratégicos que venham ajudar nesse processo de desenvolvimento através da micro e pequena empresa”. O Sebrae atua na parceria de 21 Salas do Empreendedor na Zona Sul do Estado.