As atividades do Instituto Fecomércio-RS de Pesquisas (IFEP-RS) serão retomadas neste ano, marcando o retorno de uma iniciativa estratégica para o Sistema Fecomércio-RS, que celebra 80 anos de atuação. A reinauguração do instituto resgata o compromisso de fornecer dados e estudos essenciais para apoiar empresários dos setores de comércio, serviços e turismo.
O instituto já esteve ativo durante os anos 2000, mas agora volta remodelado para atender melhor às necessidades atuais dos empresários. Ele será coordenado pelo economista Lucas Schifino e tem o objetivo de contribuir com informações que ajudem na defesa de políticas públicas coerentes com a missão da entidade, além de auxiliar o Sistema e as empresas com dados que ajudem na tomada de decisões.
Mais informação
De acordo com o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, a retomada do instituto proporciona informações e pesquisas que auxiliam na elaboração de estratégicas para os negócios e para o comércio como um todo. O fornecimento de dados, tanto de mercado como do poder público, oferece a oportunidade de adaptação aos lojistas. E, no caso do Estado, se as informações indicarem prejuízos, é possível tentar modificá-las.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, a cultura analítica cresceu na gestão das empresas, que estão mais atentas aos dados. Além disso, há uma escassez de pesquisas voltadas para o desenvolvimento do setor. Bohm acrescenta que o IFEP tem a vantagem de nascer dentro do Sistema, conhecendo a rotina das empresas e trabalhando com o poder público para a melhoria do ambiente regulatório.
O mundo dos negócios evolui cada vez mais rápido, considera Antonioli, e o IFEP terá o papel de acompanhar essas mudanças de forma contínua. Uma delas está ligada ao setor público, cujas decisões e ações impactam diretamente o comércio e os serviços.
Para o presidente do Sindilojas em Pelotas, os impactos podem não ser imediatos, mas, a curto, médio e longo prazo, o laboratório de dados vai fornecer ferramentas de proteção aos equívocos do poder público e aproveitar melhor suas decisões acertadas. Existem estudos, ele explica, que indicam a influência direta da situação financeira das cidades no comércio e os serviços locais.
O IFEP-RS funcionará no Lab Fecomércio-RS, um espaço físico com foco em inovação, que fica dentro da entidade.