Secretaria de Recursos Humanos coloca veículos e máquinas a leilão
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Segunda-Feira17 de Março de 2025

Certame

Secretaria de Recursos Humanos coloca veículos e máquinas a leilão

Titular da pasta crítica condições precárias em que os bens estavam armazenados; expectativa é arrecadar R$ 95 mil para a aquisição de equipamentos em falta nas secretarias

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Secretaria de Recursos Humanos coloca veículos e máquinas a leilão
Entre os itens há sucata de carros. (Foto: Divulgação)

Ao menos 13 veículos, máquinas e outros equipamentos eletrônicos de propriedade do município de Pelotas estão sendo leiloados. Os bens foram colocados à venda diante do alto investimento necessário para recuperá-los. A arrecadação mínima prevista é de R$ 95 mil e de acordo com a secretária de Recursos Humanos, Carla Cassais, o valor será utilizado para a aquisição de equipamentos básicos que estariam defasados nas secretarias.

O primeiro leilão está marcado para o dia 28 de março, às 13h, pela empresa BidGo Leilões de Canoas. “Os bens são de várias secretarias, são bens inservíveis para o município. As secretarias informam os bens sem condições de uso a Sarh, que realiza uma análise e coloca em leilão para que depois adquirir outros bens”, diz Carla.

A secretária critica as péssimas condições em que esses bens e outros foram encontrados no Departamento de Veículos e Oficinas de Pelotas (Dvo). Com boa parte do patrimônio em degradação, os lances mínimos colocados no leilão são baixos, há carros, por exemplo, avaliados em menos de R$ 3 mil. “Muitas coisas não estavam armazenadas de forma adequada, como os veículos, e isso causa um prejuízo maior porque vão se deteriorando e fica mais difícil de serem adquiridos por leilão”, diz.

Documentação exposta a intempéries

Além disso, o arquivo com documentos do município também armazenado no Dvo, estariam em um espaço parcialmente destelhado e desprotegido da chuva. “Esse leilão também é para desocupar um espaço para armazenar melhor aquela documentação que é parte da história de Pelotas. É só mais uma das questões que a gente encontra de muita dificuldade”.

Falta de infraestrutura e recursos humanos

A frente da pasta há cerca de dois meses, Carla Cassais relata que em boa parte das secretarias os trabalhos são dificultados pelos equipamentos defasados, falta de infraestrutura básica, como telefones e impressoras, bem como quadro limitado de funcionários.

“A Sarh já chamou bastante gente de concurso e estamos estudando outras possibilidades porque as secretarias estão com muitas dificuldades de funcionamento porque não tem o recurso humano e não tem condição de trabalho”.

Com isso, o valor arrecadado em leilão será destinado à reposição dos itens em falta. Caso os bens não sejam arrematados durante o período de oferta, eles terão que ser descartados nos EcoPontos. “Procuramos a forma mais ágil possível para conseguir um valor com esse material que possibilite, por exemplo, comprar impressoras, computadores para as secretarias, que são muito necessários”, detalha.

Desafios da Secretaria de Recursos Humanos

Conforme Carla Cassais, um dos principais objetivos à frente da pasta é realizar uma reestruturação na administração das secretarias. No entanto, para isso há o desafio de conciliar a valorização do funcionalismo público, a reposição dos cargos com déficit de pessoal e a modernização estrutural com o orçamento limitado. “É um passivo grande que a prefeitura pega e precisamos iniciar um processo de recuperação do serviço público”.

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