Dupla Bra-Pel tem apenas 3,4 % de chances de escapar junta
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Segunda-Feira17 de Março de 2025

Estatística

Dupla Bra-Pel tem apenas 3,4 % de chances de escapar junta

Cálculos do Departamento de Matemática da UFMG apontam que, hoje, Brasil tem 76,7% de probabilidade de cair e Pelotas 61,9%

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado quarta-feira,
05 de Março de 2025 às 16:35

Dupla Bra-Pel tem apenas 3,4 % de chances de escapar junta
Possibilidade de Xavante ou Lobo ser rebaixado é de 54,7% (Foto: Jô Folha)

Depois de completadas três das seis rodadas do quadrangular contra o rebaixamento, a dupla Bra-Pel ocupa a terceira e a quarta colocações, ou seja, ambos estariam neste momento caindo para a Divisão de Acesso de 2026.

Apesar da pontuação mostrar que tanto Brasil como Pelotas têm chances reais de escapar do Z-2, o atual cenário aponta que a probabilidade da dupla Bra-Pel permanecer junta na elite no próximo ano é de apenas 3,4%. Já as chances dos dois times caírem são no momento de 41,9%, enquanto 54,7% é a possibilidade de um dos dois cair.

Os cálculos foram feitos por Gilcione Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG e que tem um site voltado para estatísticas no futebol.

Caso a caso

O Lobo é o terceiro no quadrangular. Nas três primeiras rodadas empatou todos os jogos. As chances de permanecer na elite antes do clássico de hoje são de 38,1%. O Áureo-Cerúleo tem só mais um jogo em casa, na última rodada, diante do São José. Depois de enfrentar o Brasil no Bento Freitas, o Pelotas visita o Avenida em Santa Cruz do Sul.

Já o Xavante ocupa a lanterna. A equipe do técnico Pingo empatou em ambas as partidas como visitante, porém perdeu quando atuou em casa. Hoje, a chance do Rubro-Negro escapar do rebaixamento é de 23,3 %. Nas três últimas partidas, o Brasil atuará duas vezes na Baixada, hoje no Bra-Pel e na última rodada contra o Avenida.

Atual líder, o Avenida aparece com 73,9% de chances de permanecer na elite, enquanto o São José, vice-líder, tem 64,7%.

Acompanhe
nossas
redes sociais