Para animar os foliões no Carnaval de São Lourenço do Sul, são precisos dois trio elétricos para arrastar o público de mais de 7,2 mil pessoas só com o abadá do Ziriguidum, que este ano completa dez carnavais na beira da lagoa. A folia de Momo, não só carrega a energia contagiante dos integrantes, como também movimenta toda a economia da cidade que temia pela não realização da festa popular após ter tido a praia devastada pela cheia de maio.
Bom para o folião, melhor ainda para quem mora à beira praia e pode curtir de pertinho a animação do trio elétrico, com os pés na areia após um mergulho na Lagoa. Com o calor – dia mais quente de março – haviam locais na areia quase sem espaço. Quem conseguiu uma sombrinha das árvores, guarda-sol ou os gazebos, permaneceu na praia das Ondinas à espera do terceiro dia de folia animado pelas Kibandaço e Xavabanda.
O taxista de Herval, Jordão da Costa Ribeiro faz questão de estar bem atrás do trio elétrico. “Aqui na frente o melhor lugar porque se enxerga tudo. Lá no meio não. Este é o sexto ano do folião. “Não há nada igual como aqui. Eu vim pela primeira vez e nunca mais faltei”, diz ele, protegido do sol com boné e óculos, além de carregar um cooler com bebidas refrescantes.
A secretária de Cultura e Turismo, Simone Leite diz que a gestão teve 6o dias para organizar o Carnaval deste ano e assim como o sucesso do Ziriguidum, que é um evento particular, mas conta com o evento da Prefeito, o Carnaval no Centro da cidade também atraiu muitas pessoas. “Encerramos a festa na Passarela do Samba, com um grande espetáculo e sem nenhuma ocorrência. Um Carnaval de paz, de alegria, de tranquilidade. Foi realmente a festa mais quente da Costa Doce, está sendo e fica aqui o convite para que ano que vem toda a nossa região participe do Carnaval”.
A noite seguiu nos Espaços Ziriguidum e Revoada, cada um com quatro atrações. O Carnaval na Orla se encerra nesta terça-feira com atrações no Espaço Ziriguidum, a partir das 20h30min.