O administrador e doutor em Engenharia de Produção, Samuel Vinícius Bonato, assumiu recentemente como diretor do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Rio Grande (Oceantec/ Furg). Depois de 16 anos com atuação em empresas privadas, começou, a partir de 2011, a dar aulas. Desde 2016, atua como professor e pesquisador do curso de Administração e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Administração Pública da Furg.
Como está o cenário da inovação em Rio Grande?
Rio Grande vem avançando bastante em inovação. O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) atuou em várias frentes, como a revisão da Lei Municipal de Inovação, oportunizando avanços em termos de desenvolvimento. Também tivemos avanços significativos em projetos no município com a implementação do Grande Pacto pela Inovação, programa que trouxe um direcionamento às ações em prol da Economia Azul. A Furg tem sido protagonista dentro desse cenário com suas pesquisas de ponta em áreas como computação, automação, química, alimentos, biologia, engenharia, física, medicina, oceanologia e cooperativismo. Podemos dar destaque para o Centro de Inovação iTEC/Furg, unidade que desenvolve inovação na indústria.
Como o Oceantec ajudou na construção desse cenário?
O Oceantec está inserido no contexto da inovação na cidade e região desde seu início. Tanto o Parque como a Incubadora Innovatio e o iTEC têm sido extremamente ativos em sua atuação dentro desses ambientes em Rio Grande. Quaisquer indicações institucionais para as áreas de inovação levam em conta a necessidade da presença do Parque como protagonista e catalisador das ações.
Como está o Parque atualmente?
O Parque está inserido dentro da estrutura da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (PROITI) da Furg, assim como o ITEC, a incubadora Innovatio e o Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (EPITT) e o Centro de Gestão de Tecnologia de Informação (CGTI). Hoje estamos trabalhando para atrair novas empresas residentes dentro das nossas instalações.
Quais são os principais planos para o Oceantec em 2025?
O Oceantec traz em seu nome a referência aos oceanos. Esta tem sido sempre nossa vocação institucional, ou seja, ser um fomentador do desenvolvimento da Economia do Mar na cidade de Rio Grande e região. Nesse sentido, destacam-se para este ano como principais objetivos justamente a ampliação da aproximação das empresas desse setor, bem como a aproximação da comunidade interna da Furg em nossos espaços. Estamos ampliando também a nossa carta de serviços para empresas residentes e não residentes, reformulando nosso banco de talentos e startups, projetando aprimorar os modelos de gestão das empresas juniores.