A Embrapa Clima Temperado e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) irão firmar um termo de compromisso durante a Abertura Oficial da Colheita da Oliva para a realização de pesquisas em prol do desenvolvimento da olivicultura gaúcha. A parceria tem como objetivo desenvolver pesquisas que contribuam para qualificar o sistema de produção.
Após duas safras que enfrentaram diversos problemas climáticos, entre outros fatores, técnicos da Ibraoliva e da Embrapa irão definir os temas mais prioritários, visto a existência de muitas demandas de produtores que compõem a cadeia produtiva da oliveira, especialmente nas questões referentes ao campo.
Conforme explica o pesquisador e coordenador do Grupo de Trabalho em Olivicultura da Embrapa Clima Temperado, Jair Costa Nachtigal, a oliveira é uma planta introduzida nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. “A origem da planta tem condições de clima e de solo muito diferentes das condições brasileiras. Por isso, nossos produtores vêm tendo safras bem aquém do esperado”, explica.
Após a realização do acordo, será feita uma priorização das principais urgências da cadeia produtiva passíveis de estudo por ambas as entidades. “Em um segundo momento, as ações vão a campo e ambas as instituições irão buscar recursos para a condução das pesquisas que podem envolver várias áreas da cadeia produtiva”, diz.
Atualmente, a Embrapa Clima Temperado possui um laboratório para avaliação de qualidade de azeite que presta serviço para os produtores. O laboratório é o único em território nacional que faz a classificação. “Os produtores precisam dessas informações para efeitos de rotulagem de produtos e acompanhamento da qualidade. Pretendemos envolver em ações de pesquisa no sistema de produção”, informa.
Histórico
A Embrapa tem ações com oliveira desde 2004, quando foram feitos os primeiros contatos via Câmara de Comércio de Portugal. Houve duas visitas ao exterior, principalmente para Portugal e Itália, para conhecer o sistema de produção das oliveiras.
A partir disso, a empresa atuou como facilitadora das primeiras introduções de cultivares e avaliações de campo, relembra Nachtigal.
Abertura da Colheita da Oliva
A Abertura Oficial da Colheita da Oliva será realizada no dia 7 de março, em Cachoeira do Sul. O evento será sediado na propriedade da Puro Azeite, onde o pomar possui 200 hectares plantados com mais de dez variedades de olivas. A Abertura da Colheita da Oliva, que chega à sua 13ª edição, contará também com palestra sobre o setor.