São Lourenço do Sul recebe 13ª Festa do Fumo

Festividades

São Lourenço do Sul recebe 13ª Festa do Fumo

Evento valoriza a importância da fumicultura para a economia da região

Por

São Lourenço do Sul recebe 13ª Festa do Fumo
Corte visitou o jornal A Hora do Sul para divulgar a festa. (Foto: Douglas Dutra)

No próximo domingo (2), São Lourenço do Sul recebe a 13ª edição da Festa do Fumo. Realizado no Salão Ziebell, na localidade de Campos Quevedos, o evento contará com almoço, exposição de máquinas, estandes, desfiles, jogos de futebol e praça de alimentação ao longo de todo o dia. A programação conta com shows de DJs e das bandas Imigrantes, Novo Horizonte e Sul Brass. Ao final, será sorteado R$ 4 mil pelo número do ingresso.

Organizador do evento, Jader Ziebell destaca a importância da fumicultura para a região. “A fumicultura é uma classe muito desvalorizada hoje, e se tirar o tabaco de São Lourenço do Sul e de Canguçu, vai ser um baque muito grande, por isso é muito importante fazer um evento para homenagear os fumicultores”, afirma. Segundo ele, foram quase 7 mil visitantes na edição do ano passado.

Orgulho das origens

O evento conta com uma corte que é eleita a cada edição. Em fevereiro, foi realizado um baile em que as candidatas à corte da 14ª edição foram apresentadas. As vencedoras serão conhecidas no domingo.

A corte atual é composta pelas gêmeas Raíssa e Raiana Rutz Cardoso, rainha e princesa, Luiza Fischer Schneider, princesa, e Helena Nachtigal, miss simpatia. Ver tudo que a gente fez e a proporção que a nossa festa tomou, é inexplicável”, comenta a rainha Raíssa.

Elas falam com orgulho da importância da fumicultura para suas famílias. “Muito da economia da nossa região e o que leva o alimento para a casa de muitos é o fumo. Mostrar para várias regiões o orgulho que a gente tem dessa produção, por mais que a gente não trabalhe diretamente, é muito gratificante”, explica a princesa Raiana.

Na mesma linha, Helena comenta que, mesmo que esteja estudando para outras áreas, é importante não esquecer das suas origens. “Eu vim do interior, sou filha de pais agricultores. É pensar em estudar, ter um bom futuro, mas lembrar das tuas raízes. Poder representar essas raízes é emocionante”, diz.

“A minha vida foi construída pelo plantio do fumo, então é gratificante representar e levar essa cultura adiante”, resume a princesa Luiza.

Acompanhe
nossas
redes sociais