1,5 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de Pelotas no Carnaval

Movimentação

1,5 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de Pelotas no Carnaval

Índice representa aumento de 50% em relação a outros períodos e direção celebra bons números do terminal

Por

1,5 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de Pelotas no Carnaval
Terminal ficou quase lotado na quinta-feira. (Foto: Cíntia Piegas)

O voo lotado da Azul que aterrissou no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas, nesta quinta-feira (27), consolida o que vem sendo projetado pela administradora do terminal aéreo CCR, um incremento de 50% somente no período do Carnaval. Esse percentual representa 1,5 mil passageiros circulando em cinco dias, tanto de embarque como desembarque. Antes do meio-dia, por exemplo, o voo para São Paulo, com 118 assentos, já estava lotado e a sala de embarque bastante movimentada.

“O pessoal aproveita o feriado para curtir o Carnaval nos principais destinos domésticos do cenário nacional, mas o perfil especificamente é de passageiro indo a turismo, a lazer. Diferentemente daquela aviação que a gente percebe ao longo da rotina normal do aeroporto, com menos bagagens, ou só de negócios”, observa o diretor administrativo Vinícius Bueno.

Desde as melhorias feitas no aeroporto, a experiência do passageiro melhorou, na visão da empresa, principalmente com a reforma e ampliação do terminal, sistema climatização, quantidade maior de assentos e de balcões de check-in. “O setor de restituição de bagagens e a área coberta de manuseio delas, propicia um atendimento mais adequado, garantindo a integridade desses bens do aeroporto”, considera Bueno.

Pista tem capacidade para receber três aviões comerciais. (Foto: Cíntia Piegas)

O aeroporto internacional tem disponibilidade de infraestrutura para atender as aeronaves que atuam no cenário nacional. A confirmação de voos da Latam a partir de abril em Pelotas é outro fator que consolida o trabalho no terminal, com mais três horários semanais. “Com certeza vai ser um fator que vai impulsionar a economia, vai impulsionar o comércio, reduzir as distâncias e tempo”, projeta o diretor. A Latam vai oferecer voos segunda, quinta e sexta-feira para São Paulo.

Facilitando deslocamentos

A vendedora Rosângela Bello Vespa, 48, ia embarcar pela primeira vez em um avião e estava ansiosa. O motivo para ir pelo ar até São Paulo, e depois até o Estado do Espírito Santo, está na saudade que sente da filha. “Estou indo a passeio. É a primeira vez que venho ao aeroporto e já tinha ideia de como era o procedimento de embarque. Mas estou achando tudo perfeito”, diz ela sobre a estrutura do terminal.

Superação

Com a enchente de maio do ano passado, o aeroporto de Pelotas teve papel fundamental no recebimento do transporte aéreo no Rio Grande do Sul, atingindo médias de sete mil passageiros por mês. Com o retorno das atividades no Aeroporto Salgado Filho, a queda na movimentação local seria inevitável, mas para surpresa CCR, os números atuais superam expectativas. “Dependemos de uma estratégia das empresas aéreas em relação à alocação de voos e uma maior oferta para cá. E esse é o papel que buscamos fazer. Um exemplo é a chegada da Latam”, diz Vinicius Bueno.

Ele lembra que o aeroporto de Pelotas conseguiu processar toda demanda de aviação no período de contingência. O pátio, por exemplo, é projetado para atender três aeronaves da aviação comercial, de maneira simultânea. “As empresas aéreas perceberam que aqui tem um potencial para utilizar o aeroporto de Pelotas e conectar o sul do Rio Grande do Sul, sendo uma das principais opções também para o passageiro, além do aeroporto de Porto Alegre.”

Estrutura externa

Melhorias como as condições de acesso ao aeroporto e oferta maior de produtos de alimentos e transporte urbano de passageiros estão na lista de tratativas da administração. “A nossa relação com os governos municipal, estadual, federal é muito próxima e muito estreita. Porém, algumas questões entram na relação de estratégias. Repassamos essas demandas para melhor atender os passageiros e, dentro da medida do possível, a gestão municipal busca fazer essas adequações.” Sobre ampliar a oferta no setor de alimentos e transportes, a administração adianta que já está em tratativas com empresas locais.

Acompanhe
nossas
redes sociais