Comércio de Pelotas efetiva 15% dos contratos de prazo temporário
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira26 de Fevereiro de 2025

Oportunidade

Comércio de Pelotas efetiva 15% dos contratos de prazo temporário

Estimativa do Sindilojas aponta que 600 contratos temporários foram firmados desde outubro de 2024

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Fevereiro de 2025 às 15:08

Comércio de Pelotas efetiva 15% dos contratos de prazo temporário
Rede de perfumaria utiliza o contrato por prazo determinado para formação de banco. (Foto: Rita Wicth)

O tradicional incremento de vendas vivenciado pelo comércio no último trimestre do ano é uma oportunidade para quem está em busca de inserção profissional. Dados do Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Pelotas RS (Sindilojas) apontam que cerca de 15% dos funcionários temporários deverão ser efetivados pelos lojistas locais neste começo de 2025.

Para o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, os contratos temporários são um oportunidade para o lojista avaliar e observar o colaborador novo, podendo ainda, estender o contrato por mais 90 dias. “Alguns temporários ainda não foram dispensados, porque estão cobrindo férias de funcionários. Essa dispensa começa agora, após carnaval”, explica.

Conforme dados do Sindilojas Pelotas, desde outubro foram mais de 600 contratos temporários firmados. “Desses 600 temporários, acreditamos que de 80 a 100 fiquem efetivados para 2025”, comenta. Em Porto Alegre, de acordo com pesquisa do Sindilojas local, ocorreram 2174 contratações no mesmo período. 36,2% das lojas efetivaram funcionários temporários.

Oportunidade também para o empregador 

O gerente geral das lojas Sulpar, Lucas Maduell Reis, informa que na rede foram contratados em torno de oito profissionais temporários. “Alguns ainda prosseguem em período de experiência por 90 dias. Se encaminham para uma efetivação em torno de cinco a seis funcionários”, informa.

Na avaliação de Reis, a rede acaba aproveitando boa parte dos funcionários que ingressam em contrato com prazo fixo. “Normalmente quem começa trabalhando como temporário entra um pouco ‘mais leve’ e consegue desempenhar o trabalho de forma mais tranquila. A parte mental colabora para um bom rendimento”, avalia. Conforme Reis, a rede conta com funcionários que entraram como temporários e estão na loja há oito anos.

Formação de banco

Fábio Rosa da Silva, gerente de Departamento Pessoal e Financeiro da Rede Boticário, explica que a rede os contratos de datas comemorativas como dia das mães e natal, por exemplo, período em que aumenta muito as vendas, são determinados por 15 dias sem a possibilidade de efetivação imediata após término.

Entretanto, conforme Silva, funcionários que se destacam são convidados a participar de processos seletivos futuros. “Vários casos aqui no grupo entraram como temporários e depois acabaram sendo efetivados. Também, recrutamos novamente para atuação em outros momentos também em datas específicas”, relata.

Recolocação no mercado

Camila Vieira, natural de Jaguarão, aproveitou o incremento nas vagas disponíveis neste final de ano para buscar uma recolocação em Pelotas. “Vim morar em Pelotas para estudar e após acabar meu seguro desemprego comecei a buscar emprego”, conta. Com experiência no comércio de Jaguarão, a estudante conseguiu uma oportunidade temporária na Loja Clip e ficará efetivada após o carnaval.

Na sua avaliação, o contrato por tempo determinado facilita a contratação definitiva. “Facilitou minha entrada no mercado de trabalho de Pelotas, pois é uma possibilidade que temos de mostrar serviço antes de ser efetivado de forma definitiva”, diz.

Acompanhe
nossas
redes sociais