Lula assina contrato para construção de quatros navios em Rio Grande

Polo Naval

Lula assina contrato para construção de quatros navios em Rio Grande

Termo foi firmado com presidentes da Petrobras, da Transpetro, e dos estaleiros Ecovix Mac Laren

Por

Atualizado segunda-feira,
24 de Fevereiro de 2025 às 18:45

Lula assina contrato para construção de quatros navios em Rio Grande
Contrato foi assinado na manhã desta segunda-feira. (Foto: Jô Folha)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Rio Grande no final da manhã desta segunda-feira para a cerimônia da assinatura de contrato para a construção de quatro navios no Estaleiro Rio Grande (Ecovix), representando um investimento total que supera o R$ 1,6 bilhão e ao menos mil empregos diretos.

Os navios do tipo Handy foram contratados pela Transpetro, a empresa de logística da Petrobras, e terão capacidade para movimentar de 15 a 18 mil toneladas de produtos de petróleo. A expectativa é de que os navios sejam entregues entre 2026 e 2028.

Lula discursou por cerca de 25 minutos e destacou o simbolismo do ato. “Eu vim aqui porque para mim é simbólico, porque estive aqui em 2006, em 2008, em 2010 e em 2017, quando eu não era mais presidente, para discutir a quantidade de desemprego que causaram nesta cidade”, afirmou.

O presidente destacou as ações do governo federal na reestruturação da Petrobras e da indústria naval. “Eu quero reconstruir a indústria naval, porque um país que tem uma bela indústria naval se torna competitivo no comércio internacional. E o que a Magda veio anunciar aqui é apenas o começo”, disse Lula.

“Retomada da esperança”

A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT) comemorou o anúncio da retomada do estaleiro. “O nosso povo sofreu muito quando nos tiraram o Polo Naval, porque nos sacaram violentamente um projeto que estava crescendo. Hoje, estarmos aqui é a retomada da esperança”, disse.

Em seu discurso, a prefeita também ressaltou duas demandas da cidade para o governo federal: a conclusão do lote 4 da BR-392 através do Novo PAC e a ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte.

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), afirmou que o contrato abrirá caminho para novos investimentos no Estado. “A reativação desse polo naval será fundamental para gerar emprego e renda. O Estado vive um momento de reconstrução. Além da indústria naval, seguimos atuando junto ao governo federal para garantir obras de contenção de cheias e apoio ao setor primário afetado pela seca”, disse.

Acompanhe
nossas
redes sociais