Lula assina contrato para construção de quatros navios em Rio Grande
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Terça-Feira25 de Fevereiro de 2025

Polo Naval

Lula assina contrato para construção de quatros navios em Rio Grande

Termo foi firmado com presidentes da Petrobras, da Transpetro, e dos estaleiros Ecovix Mac Laren

Por

Atualizado segunda-feira,
24 de Fevereiro de 2025 às 18:45

Lula assina contrato para construção de quatros navios em Rio Grande
Contrato foi assinado na manhã desta segunda-feira. (Foto: Jô Folha)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Rio Grande no final da manhã desta segunda-feira para a cerimônia da assinatura de contrato para a construção de quatro navios no Estaleiro Rio Grande (Ecovix), representando um investimento total que supera o R$ 1,6 bilhão e ao menos mil empregos diretos.

Os navios do tipo Handy foram contratados pela Transpetro, a empresa de logística da Petrobras, e terão capacidade para movimentar de 15 a 18 mil toneladas de produtos de petróleo. A expectativa é de que os navios sejam entregues entre 2026 e 2028.

Lula discursou por cerca de 25 minutos e destacou o simbolismo do ato. “Eu vim aqui porque para mim é simbólico, porque estive aqui em 2006, em 2008, em 2010 e em 2017, quando eu não era mais presidente, para discutir a quantidade de desemprego que causaram nesta cidade”, afirmou.

O presidente destacou as ações do governo federal na reestruturação da Petrobras e da indústria naval. “Eu quero reconstruir a indústria naval, porque um país que tem uma bela indústria naval se torna competitivo no comércio internacional. E o que a Magda veio anunciar aqui é apenas o começo”, disse Lula.

“Retomada da esperança”

A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT) comemorou o anúncio da retomada do estaleiro. “O nosso povo sofreu muito quando nos tiraram o Polo Naval, porque nos sacaram violentamente um projeto que estava crescendo. Hoje, estarmos aqui é a retomada da esperança”, disse.

Em seu discurso, a prefeita também ressaltou duas demandas da cidade para o governo federal: a conclusão do lote 4 da BR-392 através do Novo PAC e a ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte.

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), afirmou que o contrato abrirá caminho para novos investimentos no Estado. “A reativação desse polo naval será fundamental para gerar emprego e renda. O Estado vive um momento de reconstrução. Além da indústria naval, seguimos atuando junto ao governo federal para garantir obras de contenção de cheias e apoio ao setor primário afetado pela seca”, disse.

Acompanhe
nossas
redes sociais