Vindo de um empate, o Grêmio Esportivo Brasil busca neste sábado (22) a primeira vitória no quadrangular contra o rebaixamento diante do São José, às 19h, pela segunda rodada.
O confronto do Bento Freitas vem sendo encarado como uma decisão. Além da importância dos três pontos para o Xavante chegar para o clássico Bra-Pel, do próximo domingo fora do Z-2, a equipe terá retornos importantes no time titular e a estreia do técnico Pingo atuando na frente da torcida. Para contar com o estádio lotado, a direção rubro-negra baixou os valores dos ingressos para R$ 20 na arquibancada.
No outro confronto do quadrangular, o rival Pelotas recebe o Avenida, às 16h do domingo. As quatro equipes somam um ponto cada.
Quadrangular do rebaixamento
2ª rodada
Sábado (22)
19h | Brasil x São José
Domingo (23)
16h | Pelotas x Avenida
Pingo mudará equipe
Pingo assumiu como treinador do Brasil entre a sétima e a oitava rodadas da primeira fase. Até o confronto deste sábado, o treinador teve pouco tempo para trabalhar com o elenco no campo. Nestes poucos dias foram duas viagens para Santa Cruz do Sul.
Em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o Xavante, o treinador disse ter conseguido analisar mais profundamente o elenco rubro-negro. Sobre a equipe para o jogo deste sábado, Pingo garantiu a volta de Jota, que não atuou na quarta-feira. Vini Charopem também retorna após cumprir suspensão. Por outro lado, afirmou que Juliano Fabro segue se recuperando de lesão muscular e não atuará diante do São José.
“A gente passa a ter mais opções, principalmente na parte ofensiva, que foi nosso problema em Santa Cruz do Sul. Além desses retornos, a gente tem que fazer algumas mudanças até para gente dar uma melhorada na equipe, na parte ofensiva, na parte da saída de bola”, disse o treinador ao confirmar que fará mudanças no time titular contra o São José.
O treinador xavante voltou a afirmar que não gostou da atuação de seu time contra o Avenida. Agora no sábado, ao lado da torcida, e com jogadores retornando, ele projeta que o Brasil terá outra atitude em campo, e de preferência com boa atuação.
“Uma equipe que vai marcar muito forte, empurrada pela sua torcida. Eu estou muito confiante na melhora. Como eu falei, eu sou um treinador de desempenho, eu gosto muito do bom desempenho. Claro que o resultado é muito importante, muito mesmo, só que o bom desempenho dá uma confiança dentro da própria partida para você conseguir o resultado”, afirma.
Questão física
Depois do empate no clássico Bra-Pel, a direção xavante dispensou o preparador físico César da Veiga, o Polaco. A avaliação interna é que o elenco não estava apresentando boa condição física nas partidas. Jonatan Lissarassa assumiu a função desde a semana passada.
Pingo admitiu que encontrou um elenco fisicamente abaixo, mas prefere não encontrar justificativas e sim tentar encontrar uma solução para os últimos cinco jogos da competição, que definirão se o Brasil segue no Gauchão ou precisará disputar a Divisão de Acesso em 2026.
“ Fisicamente, realmente a gente pegou uma equipe que não estava bem. Mas como sou o treinador eu tenho que arrumar a solução. A equipe, fisicamente, não é a ideal. A gente tem que fazer um esquema onde a equipe jogue próxima, a equipe consiga sair em bloco para ser menos desgastante”, completou.
Nome conhecido do outro lado
O São José trocou de treinador depois da primeira fase. Saiu Rogério Zimmermann e assumiu Hélio Vieira, outro conhecido do torcedor xavante. Na estreia no quadrangular, o Zeca empatou em 2 a 2 com o Pelotas, atuando em casa.
Curiosamente, a única vitória do Xavante neste Gauchão aconteceu justamente contra o São José. Com gol de Jota, o Brasil venceu por 1 a 0, em partida da quarta rodada, também disputada no Bento Freitas.
Prováveis escalações
Brasil: Wellington (Gabriel Oliveira); Murillo Lima, Bruno Miguel (ou Áquila), Guilherme Cerqueira e Higor Martins; João Victor (ou Rael), Jonathan Cabeça e Kauê; Vini Charopem, Histone e Jota. Técnico: Pingo.
São José: Fábio Rampi; Henrique, Tiago Pedra, Rafael Dumas e Lailson; Jhonata Varela, Lucas Hulk, Gabriel Terra; Kayan, Renê e Douglas. Técnico: Hélio Vieira.
Horário: 19h deste sábado.
Transmissão: YouTube de GZH.
Tempo real: ahoradosul.com.br.
Árbitro: Roger Goulart.
VAR: Daniel Nobre Bins.
Local: Bento Freitas.
Ingresso: R$ 20.