Projeto de isenções ao Minha Casa, Minha Vida deve ser votado nos próximos dias

Política

Projeto de isenções ao Minha Casa, Minha Vida deve ser votado nos próximos dias

Legislação está vencida desde o dia 1º de janeiro

Por

Atualizado quarta-feira,
19 de Fevereiro de 2025 às 10:52

Projeto de isenções ao Minha Casa, Minha Vida deve ser votado nos próximos dias
Primeira sessão após fim do recesso foi realizada nesta terça-feira. (Eduarda Damasceno)

No retorno após o recesso parlamentar, uma das principais pautas debatidas na Câmara de Vereadores voltou a ser o Projeto de Lei para renovar as isenções tributárias para a construção de moradias do Minha Casa, Minha Vida. O município está sem a lei desde o dia 1º de janeiro, quando a regulamentação perdeu a validade, apesar do projeto ter sido enviado em regime de urgência pela prefeitura no dia 13 de janeiro.

Conforme o presidente da Câmara, Carlos Jr (PSD), a proposta deverá ser votada em plenário na próxima semana. O vereador relata que foram apresentadas ao menos dez emendas ao projeto pelos parlamentares, parte delas poucos dias antes do início do recesso, com isso não teria havido tempo hábil para a votação.

Na sessão de terça-feira (18), todas as emendas foram encaminhadas para a análise das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento e Finanças (COF). Além disso, foi marcada para a próxima segunda-feira uma audiência pública para debater a formulação da renovação das isenções. “Queremos ouvir todas as partes, poder executivo, empresários e a população para entender qual o melhor caminho para esse projeto tão importante”, diz Carlos Jr.

Impacto ausência da lei

A demora para a aprovação do projeto é motivo de crítica do setor da construção civil. Conforme o presidente do Sinduscon, Marcos Fontoura, o impacto da falta de renovação da lei é visto na redução de vendas de moradias e na interrupção de lançamento de novos empreendimentos populares pelas construtoras. “Segura novos investimentos e significa menos geração de emprego, menor geração de renda e segura a realização do sonho da casa própria dessas famílias”, diz.

Entre os benefícios previstos na Lei estão a isenção de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), de ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza), bem como a dispensa de pagamento de IPTU durante as obras. Com isso os custos da construção são reduzidos. Além disso, Fontoura relata que sem a renovação, o beneficiário do Minha Casa, Minha Vida, tem que desembolsar cerca de R$ 2,5 mil na hora do financiamento para custear o ITBI.

“E o cliente não tem esse dinheiro, ele consegue pagar a parcela de R$500 reais do imóvel. Como ele não tem esse dinheiro, ele não compra o imóvel, então sem essa lei hoje impede a população trabalhadora de baixa renda de adquirir seu imóvel próprio”, diz Fontoura.

Acompanhe
nossas
redes sociais