Brasil estreia no quadrangular do rebaixamento diante do Avenida
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Segunda-Feira17 de Março de 2025

Gauchão 2025

Brasil estreia no quadrangular do rebaixamento diante do Avenida

Xavante volta ao palco do jogo do último sábado, mas agora o confronto é direto para escapar da queda

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado quarta-feira,
19 de Fevereiro de 2025 às 17:57

Brasil estreia no quadrangular do rebaixamento diante do Avenida
Confronto da primeira fase terminou empatado em 1 a 1 (Foto: Rodrigo Assmann - Gazeta do Sul)

O Brasil estreia nesta quarta-feira (19) no quadrangular do rebaixamento. O adversário será o Avenida, novamente no estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. O mesmo palco em que o Xavante empatou em 1 a 1, no último sábado. Porém o contexto do jogo das 21h30min desta quarta é bem diferente.

Na última rodada da primeira fase, o Rubro-Negro precisava da vitória para se livrar do risco de queda, enquanto o Periquito apenas cumpria tabela. Portanto, a expectativa é de um confronto mais equilibrado em relação ao anterior, quando Brasil teve muito mais volume e finalizou 20 vezes, só que não venceu.

No quadrangular serão disputadas seis rodadas em 25 dias, incluindo dois clássicos Bra-Péis. Os dois últimos caem para a Série A-2 de 2026. No outro jogo da primeira rodada, o Pelotas enfrenta o São José no Francisco Novelletto, em Porto Alegre (veja mais na página 23).

Novo campeonato

Desde que assumiu o cargo de técnico do Brasil na última semana, Pingo não concedeu entrevista coletiva. Ele apenas falou depois do jogo do sábado nas redes sociais do clube.

Projetando a estreia contra o Avenida, Pingo afirmou que a partir de agora “é outro campeonato”. O treinador rubro-negro priorizou, nestes três dias entre um jogo e outro, descanso para o elenco e alguns ajustes na parte tática.

Assim como os três adversários do quadrangular, o Brasil vem de uma maratona de oito jogos em 24 dias, média de uma partida a cada três dias. Na disputa contra o rebaixamento, o período de descanso será maior. Em função da Copa do Brasil, a dupla Bra-Pel terá duas semanas cheias para apenas treinar: da segunda para a terceira rodada e entre a quinta e sexta.

Com relação à escalação, Pingo terá os retornos de Áquila e João Victor. O zagueiro foi titular em todas as partidas que esteve à disposição, só que contra o Ypiranga deixou o campo vaiado por ter falhado no primeiro gol e pela expulsão ao receber o segundo cartão amarelo. Bruno Miguel poderá ser mantido ao lado de Guilherme Cerqueira.

Considerados titulares, Juliano Fabro e Mayco Félix seguem fora. O extrema Vini Charopem cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo e também não joga.

O ataque deve ser formado por Histone, Higor Farias e Jota. Revelado na categoria de base do próprio Brasil, o jovem Sorriso, de 20 anos, será a única opção para o ataque no banco de reservas.

Remobilização em Santa Cruz

O adversário do Brasil na estreia do quadrangular ainda não venceu no Campeonato Gaúcho. Na primeira fase foram três empates e cinco derrotas. Com o começo ruim, a direção do Avenida iniciou o planejamento para a reta decisiva com antecedência aos dispensar jogadores e contratar reforços. O meia Vitor Júnior, ex-Pelotas, foi um dos nomes que deixou o clube.

Para o jogo desta quarta-feira, o técnico Gabriel Dutra terá a volta do volante Amaral, ex-Brasil. O centroavante Michel se recuperou plenamente de lesão e deve iniciar em trio de ataque com Matheus Martins e o também ex-Xavante JP Bardales.

Placar – Quadrangular do rebaixamento
1ª rodada

Quarta-feira (19)
19h | São José x Pelotas
21h30min | Avenida x Brasil

Prováveis escalações

Avenida: Rodrigo Mamá; Yander, Paniagua, Léo Cruz e David; Amaral, Luiz Meneses e Laion; Matheus Martins, JP Bardales e Michel. Técnico: Gabriel Dutra.

Brasil: Wellington; Murillo Lima, Áquila (ou Bruno Miguel), Guilherme Cerqueira e Higor Martins; Jonathan Cabeça, Rael e Kauê; Histone, Higor Farias e Jota. Técnico: Pingo.

Horário: 21h30min desta quarta-feira

Transmissão: YouTube de GZH.

Tempo real: ahoradosul.com.br.

Árbitro: Elias da Silva Elyseu.

VAR: Douglas Schwengber da Silva.

Local: estádio dos Eucaliptos.

Ingresso: R$ 50.

Acompanhe
nossas
redes sociais