Um temporal isolado de granizo com pedras de cerca de 20 centímetros atingiu parte do interior de São Lourenço do Sul, na divisa com Pelotas, neste domingo (16), causando danos a telhados de mais de cem casas e estragos em lavouras de fumo.
Em São Lourenço do Sul, os prejuízos foram registrados pela Defesa Civil nas regiões de Cerrito, Benedito, Sesmaria, Taquaral, Santana e parte da Harmonia. De acordo com relatos, a queda de granizo acompanhada de chuva e ventos fortes, durou cerca de três minutos. Período o suficiente para deixar grandes buracos em telhados de residências de agricultores familiares. “Danificou lavouras, foi um prejuízo grande, além do susto, todo mundo atônito, com aquela sensação do evento climático extremo”, relata Zelmute Marten (PT).
Segundo o prefeito, as casas já foram abastecidas emergencialmente com lonas e a prefeitura trabalha para distribuir novas telhas para a reposição das estruturas danificadas. “Foram pedras muito grandes, ocasionou muito estouro, impacto e as famílias ficaram em situação de muito desespero”, conta.
Prejuízo da estiagem e da chuva
Além disso, a Emater deverá realizar um levantamento sobre os estragos causados às lavouras de fumo e de outros cultivos. Os prejuízos do granizo à agricultura de São Lourenço do Sul devem se somar aos estragos provocados pela estiagem. Conforme a Emater, 30% do município teve perdas em lavouras de soja e milho devido à falta de chuvas e ao calor intenso