Novas regras de pagamento de boletos por pix já estão em vigor

Mudanças

Novas regras de pagamento de boletos por pix já estão em vigor

Inserção de QR Code em boletos bancários promete diminuir a inadimplência; a implementação geral está prevista para 2026

Por

Atualizado domingo,
16 de Fevereiro de 2025 às 19:59

Novas regras de pagamento de boletos por pix já estão em vigor
Segundo o Sebrae, 97% das empresas já aceitam pix como pagamento. (Foto: Jô Folha)

As novas regras do pix, estabelecidas pelo Banco Central, provocam mudanças no pagamento de boletos e na antecipação de valores a receber. Agora, todos os boletos deverão ter a opção de pagamento via pix. Um QR Code específico será inserido no próprio documento para facilitar a transação. A medida torna o processo mais ágil e permite pagamentos instantâneos, inclusive em finais de semana e feriados. A implementação completa está prevista para o segundo semestre de 2026.

A novidade é positiva especialmente para os microempreendedores, que dependem do fluxo de caixa. Como os pagamentos serão processados imediatamente, as empresas terão liquidez instantânea, reduzindo atrasos e calotes. O gerente regional Sul do Sebrae, Ciro Vives, garante que os pagamentos via pix são diretos e mais rápidos. A comodidade de poder realizar pagamentos 24 horas por dia e todos os dias da semana aumenta as chances de os clientes pagarem suas dívidas em dia.

A unidade do Sebrae em Pelotas já tem auxiliado os empreendedores com dúvidas quanto ao modelo de pagamento, com as informações já disponíveis dentro da nova resolução. Segundo Vives, a entidade evidencia os benefícios da modalidade e direciona conexões com os agentes financeiros para avaliação das ofertas de serviços com QR Code pix. Para utilizar, os pequenos empreendedores podem abrir conta em uma instituição financeira que ofereça a ferramenta.

O universitário pelotense Pedro Bittencourt trabalha como gestor de tráfego pago em uma empresa própria. Esta é uma estratégia de marketing digital onde se paga para que um site ou perfil seja exibido com mais frequência para um público específico. Em um contexto de transações financeiras constantes, Bittencourt admite com certeza: o boleto por QR Code funciona muito bem, sendo uma maneira mais fácil de cobrar valores dos clientes e recebê-los no mesmo instante, com segurança.

Pesquisa

De acordo com pesquisa do Sebrae, o pix é utilizado como moeda de troca pelos consumidores em busca de descontos e é a modalidade preferida por quase a metade dos microempreendedores individuais do país (48%). Além disso, 97% dos empreendedores aceitam o pix como forma de pagamento. De todo o recurso movimentado na venda de produtos, esse modelo já responde por 51% ou mais do faturamento das empresas pesquisadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais