Prefeito vai em busca de soluções para as cheias em Pelotas

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Prefeito vai em busca de soluções para as cheias em Pelotas

Por

Atualizado sexta-feira,
14 de Fevereiro de 2025 às 14:34

Há 50 anos

O prefeito Ary Alcântara programava viagem à Brasília para tratar com o ministro do Interior, Maurício Rangel Reis, o início da construção dos diques contra cheias em Pelotas, de acordo com projeto entregue em outubro de 1974, quando o ministro visitou  a cidade.

O prefeito também  pretendia solicitar o início das obras de revisão do canal do Pepino, que, na época, não conseguia escoar as águas das chuvas, além de uma casa de bombas no canal Santa Bárbara e das galerias na avenida Fernando Osório. 

Outro tema da visita foi a liberação de recurso destinado à conclusão  da segunda estação de tratamento  de água da represa da Santa Bárbara. 

Para saber

A barragem Santa Bárbara foi construída com o fechamento do Arroio Santa Bárbara, em Pelotas, Rio Grande do Sul. As obras da primeira etapa foram concluídas em 1968 e as da segunda em 1985

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

Bagé conhece os eleitos para os cargos de intendente, vice e conselheiro

Os representantes do Partido Republicano em Bagé foram eleitos para assumirem a intendência do município. A eleição ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1925 e no dia 14 do mesmo mês o resultado foi divulgado nos jornais locais. 

“A banda de música do 10º Corpo Auxiliar deu retreta à noite, em frente a residência do nosso amigo senhor doutor Carlos Mangabeira, intendente eleito”, divulgou o jornal Diário Popular, na época órgão oficial dos republicanos.

Além de Carlos Cavalcante Mangabeira (futuro intendente), foram eleitos o major Adolpho Dupont (vice) e os conselheiros Coronel  Idalino Campos da Luz; José Cachapuz Primo; coronel Serafim Leão Gomes, Francisco de Paula Pereira, Ernesto Quirino de Camargo, Geraldo Nunes, capitão Belmiro Bittencourt Medeiros, tenente-coronel Oscar Sallis e tenente Fabião de Mendonça Lima. 

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 112 anos

Diamantinos e seu Carnaval de luxo em 1913

No início do século, jovens da sociedade pelotense participavam dos desfiles de Carnaval, promovidos pelos clubes. A imagem registra o carro alegórico de luxo do Diamantinos, de 1913, só com meninos filhos dos sócios da entidade. Na época a marchinha Zé Pereira era sucesso.

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

 

Acompanhe
nossas
redes sociais