Prefeito vai em busca de soluções para as cheias em Pelotas
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira19 de Fevereiro de 2025

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Prefeito vai em busca de soluções para as cheias em Pelotas

Por

Atualizado sexta-feira,
14 de Fevereiro de 2025 às 14:34

Há 50 anos

O prefeito Ary Alcântara programava viagem à Brasília para tratar com o ministro do Interior, Maurício Rangel Reis, o início da construção dos diques contra cheias em Pelotas, de acordo com projeto entregue em outubro de 1974, quando o ministro visitou  a cidade.

O prefeito também  pretendia solicitar o início das obras de revisão do canal do Pepino, que, na época, não conseguia escoar as águas das chuvas, além de uma casa de bombas no canal Santa Bárbara e das galerias na avenida Fernando Osório. 

Outro tema da visita foi a liberação de recurso destinado à conclusão  da segunda estação de tratamento  de água da represa da Santa Bárbara. 

Para saber

A barragem Santa Bárbara foi construída com o fechamento do Arroio Santa Bárbara, em Pelotas, Rio Grande do Sul. As obras da primeira etapa foram concluídas em 1968 e as da segunda em 1985

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

Bagé conhece os eleitos para os cargos de intendente, vice e conselheiro

Os representantes do Partido Republicano em Bagé foram eleitos para assumirem a intendência do município. A eleição ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1925 e no dia 14 do mesmo mês o resultado foi divulgado nos jornais locais. 

“A banda de música do 10º Corpo Auxiliar deu retreta à noite, em frente a residência do nosso amigo senhor doutor Carlos Mangabeira, intendente eleito”, divulgou o jornal Diário Popular, na época órgão oficial dos republicanos.

Além de Carlos Cavalcante Mangabeira (futuro intendente), foram eleitos o major Adolpho Dupont (vice) e os conselheiros Coronel  Idalino Campos da Luz; José Cachapuz Primo; coronel Serafim Leão Gomes, Francisco de Paula Pereira, Ernesto Quirino de Camargo, Geraldo Nunes, capitão Belmiro Bittencourt Medeiros, tenente-coronel Oscar Sallis e tenente Fabião de Mendonça Lima. 

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 112 anos

Diamantinos e seu Carnaval de luxo em 1913

No início do século, jovens da sociedade pelotense participavam dos desfiles de Carnaval, promovidos pelos clubes. A imagem registra o carro alegórico de luxo do Diamantinos, de 1913, só com meninos filhos dos sócios da entidade. Na época a marchinha Zé Pereira era sucesso.

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

 

Acompanhe
nossas
redes sociais