A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), participou de reunião em Brasília com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, Jefferson Vasconcelos dos Santos, para discutir o projeto da Ferrovia Norte-Sul. O projeto prevê a ligação ferroviária do Porto de Rio Grande com São Paulo, passando pela região central do Rio Grande do Sul.
O projeto já possui um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental que está passando por revisão em função da enchente do ano passado. A continuidade do trabalho está prevista no PAC e já há recursos disponíveis para uma nova análise.
A construção da ferrovia iniciaria de Chapecó, em Santa Catarina, e chegaria ao pátio de cargas do Porto de Rio Grande, totalizando 832 quilômetros. A ferrovia cruzaria as cidades de Frederico Westphalen, Cruz Alta, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Cristal e Pelotas.

Ferrovia cruzaria o Rio Grande do Sul. (Foto: Reprodução)
“O relevante para nós é o recebimento de cargas, que vêm não apenas do RS mas também de outros estados pelo modal ferroviário, como grãos e tantas outras coisas. É uma pauta importante para Rio Grande, para o Porto de Rio Grande e para o desenvolvimento de todo Estado”, avalia a prefeita.
O vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, Antônio Carlos Bacchieri, comemora a iniciativa de levantar essa pauta. “O governo federal quer renovar a malha sul de uma forma onde poderá ter outros players. Nosso objetivo é ter uma nova ferrovia, moderna e com velocidade. A ferrovia que temos hoje é 20 quilômetros por hora. Precisamos de uma ferrovia com uma bitola mais larga e trens mais modernos”, explica.
Construção começou em 1987
As obras da Ferrovia Norte-Sul começaram em 1987 com o propósito de interligar todas as regiões brasileiras. O traçado do projeto prevê a ligação de Barcarena, no Pará, até Rio Grande, com mais de quatro mil quilômetros de extensão e velocidade máxima até 83 quilômetros por hora.
Atualmente, porém, a ferrovia vai apenas de Açailândia, no Maranhão, até Estrela D’Oeste, em São Paulo, com quatro trechos ainda pendentes. O último trecho executado foi inaugurado em 2021. Para chegar até Rio Grande, além do trecho até Chapecó, precisam ser executados outros dois trechos, de Estrela D’Oeste a Panorama (SP), e de Panorama a Chapecó.