Laranjal segue todo próprio para banho

Balneabilidade

Laranjal segue todo próprio para banho

Na Zona Sul, os locais impróprios estão em Arroio Grande, Cerrito e Pedro Osório

Por

Laranjal segue todo próprio para banho
Praia de Pelotas chegou a ter sete semanas com pontos impróprios, mas recuperou-se nas últimas duas semanas. (Foto: Jô Folha)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o nono boletim do projeto Balneabilidade. De acordo com o informe, a praia do Laranjal continua com todos os pontos próprios para banho. Além disso, no restante da Zona Sul quase todos os balneários estão aptos para receber banhistas, exceto em Pedro Osório e Cerrito (Rio Piratini), e Arroio Grande (Lagoa Mirim).

Desde o início da temporada, Pelotas esteve com boa parte dos pontos do Laranjal impróprios para banho, principalmente próximo do trapiche. A água da Lagoa dos Patos apresenta pontos de contaminação, especialmente após períodos de chuva, em que há maior possibilidade de que, com o aumento dos níveis, efluentes se infiltrem na água. Mas desta vez, mesmo após dois dias de chuva, a Lagoa continua limpa.

Cianobactérias

No entanto, a Fepam alerta para a proliferação de cianobactérias, que assim como em outras praias da Lagoa dos Patos, podem ser encontradas no Laranjal. Os pontos geralmente apresentam coloração esverdeada. As cianobactérias – micro-organismos são potencialmente produtores de toxinas. Em condições ideais, as cianobactérias se reproduzem de maneira exagerada, causando florações.

Pontos impróprios

Há quatro boletins seguidos, o rio Piratini está impróprio tanto em Pedro Osório quanto em Cerrito. Já no Balneário Pontal, na Lagoa Mirim, em Arroio Grande, o banho não é permitido desde a semana passada.

As análises de balneabilidade

O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli (bactéria) ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2 mil para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50 mil células.

Acompanhe
nossas
redes sociais