Importante aliado para o produtor de arroz, o PlanejArroz, software que visa melhorar o planejamento e a tomada de decisão sobre manejo e estimar a produtividade do arroz irrigado, ganha mais um aliado: a Federarroz. A celebração da criação de dez anos do aplicativo será marcada pela renovação do termo de compromisso entre Embrapa, Irga, UFSM e Inmet durante a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e ingresso da representante das Associações de Arrozeiros Regionais.
De acordo com o pesquisador da Embrapa em Agrometeorologia, Silvio Steinmetz, o ingresso da Federarroz deverá contribuir para aumentar o número de usuários do software. Atualmente, o aplicativo já é usado em cerca de 6% da área cultivada no Estado e já possui mais de mil downloads. “Estamos muito contentes com a entrada na Federarroz, porque acreditamos que a nova parceria vai ajudar a divulgar o aplicativo ainda mais”, comenta.
A assinatura do termo de compromisso ocorrerá no dia 19 de fevereiro, às 17h30min, no estande da Embrapa na 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Representantes das cinco instituições do convênio estarão presentes.
Aplicativo
O PlanejArroz é um aplicativo (plataformas Android e iOS) para o planejamento do manejo e estimativa da produtividade de arroz irrigado no Rio Grande do Sul, constituindo-se de dois módulos.
O primeiro módulo, baseado em graus-dia, estima a data de ocorrência de seis estádios de desenvolvimento das cultivares recomendadas, na média dos anos e na safra, visando o planejamento e a tomada de decisão sobre o manejo da cultura.
O segundo módulo utiliza o modelo SimulArroz para estimar a produtividade de grãos, na média dos anos e na safra, de três cultivares que estão entre as mais semeadas no Estado.
Conforme Steinmetz, são mais de 30 anos de dados disponibilizados pelo aplicativo. Também, 41 cultivares listadas, seis estádios de desenvolvimento da planta e dados de clima atualizados a cada hora pelo INMET, informações fundamentais para o planejamento e a tomada de decisão sobre o manejo da cultura.
Além disso, o PlanejArroz também permite a estimativa da produtividade, na média dos anos e na safra, e o desvio entre essas duas variáveis, das três cultivares mais semeadas no Estado.