Faltando três rodadas para o fim da primeira fase o cenário é de equilíbrio em praticamente todas as partes da classificação geral. O Bra-Pel deste sábado, por exemplo, poderá ter um impacto quase que decisivo para saber quem vai brigar pelo que nas últimas duas partidas. A diferença do sexto para o 11º é de apenas três pontos com nove em disputa para cada equipe.
(8º) Pelotas x Brasil (9º)
O Pelotas está em oitavo na classificação geral. Em caso de vitória poderá terminar a rodada até mesmo em quinto, com possibilidade de abrir três pontos de vantagem para o Z-4. Por outro lado, em caso de uma derrota, o Lobo estará automaticamente entre os quatro últimos tendo pela frente o Grêmio, em Porto Alegre, e o Juventude, na Boca do Lobo. Um empate poderá deixar o Áureo-Cerúleo na zona de classificação para o quadrangular do rebaixamento.
Pelo lado do Brasil a situação é parecida. A diferença é que o Xavante hoje está entre os quatro últimos e apenas uma vitória no clássico garante a saída do Z-4, em caso de empate precisará torcer por derrota do São Luiz diante do Caxias. Uma vitória do Rubro-Negro poderá deixar até mesmo no sexto lugar.
(4º) Caxias x São Luiz (7º)
Na outra partida do sábado à tarde, o Caxias tenta a segunda vitória seguida no Gauchão. O Grená neste momento estaria classificado para a semifinal como o melhor segundo colocado e uma vitória poderá encaminhar a vaga. Enquanto o São Luiz não ganha desde a primeira rodada, somando três empates, dois em casa. Por outro lado, a única derrota foi para o Grêmio. Um tropeço do Rubro será bom resultado para a dupla Bra-Pel por estar logo acima na classificação.
(3º) Grêmio x Internacional (1º)
O clássico Gre-Nal costuma ser um campeonato a parte na primeira fase. As duas equipes lideram suas chaves e devem avançar para a semifinal sem sustos, mas o Grêmio teve a aproximação do Guarany no Grupo A. O Tricolor ainda poderá assumir a melhor campanha se superar o rival e o Juventude não vencer o seu jogo.
Do lado do Internacional, uma vitória significaria a vaga matemática na semifinal e abriria grande vantagem para ter uma das duas melhores campanhas, levando a decisão do mata-mata para o Beira-Rio.
(6º) Ypiranga x Guarany (5º)
O primeiro jogo do domingo promete outro duelo entre equipes em posições próximas. Quem perder no Colosso da Lagoa poderá ser ultrapassado pelo vencedor do Bra-Pel. O Canarinho não perde desde a estreia, mas só venceu uma partida. Enquanto o Guarany vem de vitória sobre o Monsoon, deixando a equipe de Bagé próxima de fugir da briga no Z-4. O Alvirrubro ainda sonha com uma vaga na semifinal e na próxima rodada terá um confronto direto contra o Caxias.
(10º) Monsoon x Avenida (12º)
Em Novo Hamburgo, o Monsoon tenta a recuperação depois de quatro derrotas em cinco jogos. O caçula da competição pode sair do Z-4 caso vença e conte com resultados favoráveis, como derrota de São Luiz e Ypiranga.
O Avenida é o lanterna com apenas um ponto e uma nova derrota praticamente garante a equipe no quadrangular contra o rebaixamento. Mesmo que vença no máximo poderá subir duas posições.
(2º) Juventude x São José (11º)
O Juventude vem de vitória sobre o Grêmio e poderá assumir a melhor campanha geral se vencer o Monsoon e o Inter no máximo empatar o Gre-Nal. O Jaconero em primeiro aumentaria as chances de um confronto entre os rivais de Porto Alegre logo na semifinal, garantido um time do interior na final.
Já o São José ainda busca a primeira vitória. O time de Rogério Zimmermann vem de um empate contra o Ypiranga, mas mesmo com a campanha ruim poderá sair do Z-4 com uma vitória, dependendo dos tropeços de Monsoon e São Luiz.
Placar – 6ª rodada
Sábado
16h30min | Pelotas x Brasil
Caxias x São Luiz
21h | Grêmio x Inter
Domingo
16h | Ypiranga x Guarany
19h | Monsoon x Avenida
Juventude x São José