Micro e pequenas empresas dos ramos de alimentos, bebidas e agroindústrias podem participar gratuitamente do Programa Move + Agentes de Mercado, desenvolvido pelo Sebrae com foco em negócios entre empresas (B2B). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://bit.ly/4jNzfMc.
Conforme explica o analista de articulação de projetos do Sebrae, Leandro Félix, para a regional sul optou por disponibilizar o programa no ramo de alimentos, bebidas e agroindústria devido a representatividade dos setores na economia local. “O Move + é voltado para aumento de vendas. O trabalho dos consultores do Sebrae é auxiliar o empresário a implementar técnicas que incrementem vendas e faturamento”, explica.
Para a edição de 2025, a expectativa é contar com até 30 empresas, informa Félix. Com começo previsto para a segunda quinzena de março e término em novembro de 2025, o programa vai abordar temas como gestão comercial na prática, posicionamento de produtos no mercado, criação de canais de comercialização, por exemplo.
Um dos diferenciais do programa é a preparação para participação de rodadas de negócios entre empresas (B2B). “A partir de rodadas de negócios é possível fomentar a ampliação de carta de clientes. A ideia é que os consultores auxiliem os empresários a ampliar seus contatos”, comenta o analista.
Ainda, o programa contribui para os participantes entenderem melhor o seu negócio, o seu produto e o seu público-alvo. De acordo com Félix, a partir da qualificação da postura empreendedora, o programa aumenta a autonomia dos empresários, assim como ensina a criar estratégias direcionadas. “Também teremos atividades voltadas ao uso de dados para realização de prospecções mais qualificadas com foco em vendas e faturamento”, diz.
Prospecção de novos clientes
Participante da edição de 2024, João Vaz, proprietário do Charque Artesanal Origens, carro chefe da empresa, avalia a participação no Programa Move + como altamente positiva. “A grande surpresa do projeto foi o comprometimento do consultor no sentido de colocar a mão na massa, não dar somente a orientação teórica e ir a campo também”, avalia.
Também destacado como ponto positivo por Vaz a identificação dos pontos principais a serem melhorados. “Definimos como prioridade aumentar a minha base de clientes. Para a minha surpresa o próprio consultor foi a campo e me ajudou muito a prospectar”, conta. De acordo com o empresário, foram quase 20 clientes que o programa indicou à empresa, sendo que mais de 50% deles permanecem até hoje com compras regulares.
A empresa é uma pequena agroindústria que produz charque, sendo a única do município a contar registro sanitário. “Nós somos a única empresa que fabrica o charque aqui em Pelotas, município que foi fundado em função do charque. Então, somos muito orgulhosos nisso”, comenta.