Pelotas terá o dia mais quente do ano nesta terça-feira
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira4 de Fevereiro de 2025

Clima

Pelotas terá o dia mais quente do ano nesta terça-feira

A previsão do CPPMet é de máxima de 35ºC, com sensação térmica de 41ºC

Por

Atualizado segunda-feira,
03 de Fevereiro de 2025 às 19:48

Pelotas terá o dia mais quente do ano nesta terça-feira
Samara Mesquita se preocupa com o calor intenso no trabalho. (Foto: Jô Folha)

A terça-feira (4) será o dia mais quente de 2025 em Pelotas, pelo menos até o momento. Os termômetros devem marcar até 35ºC, com uma sensação térmica máxima de 41ºC, de acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet). Isso é resultado da chegada de uma intensa onda de calor ao Estado, que dá a tônica das temperaturas nesta semana. Diante do calorão, é importante reiterar os cuidados.

Segundo o meteorologista do CPPMet, Lucas Mendes, há a atuação de uma massa de ar quente e seco em grande parte do Rio Grande do Sul, além de uma circulação anticiclônica em médios níveis que impede o desenvolvimento de nuvens de chuva. Essa onda de calor faz com que a temperatura se amplifique no decorrer de alguns dias. Conforme a previsão, esta terça será o dia com temperatura mais elevada nesta semana.

Os índices não são incomuns para fevereiro. A maior temperatura registrada foi de 39,1ºC, em 13 de fevereiro de 2023. Os anos de 2023 e 2024 tiveram mudanças bastante intensas, tanto no oceano quanto na atmosfera. “Essas temperaturas são ampliadas pelas mudanças climáticas globais, o que deve tornar mais frequentes os máximos de temperatura bem acima da média”, explica o meteorologista.

Sensação térmica de 41ºC

A sensação térmica pode chegar a 41ºC. A temperatura máxima média para o mês de fevereiro costuma girar em torno de 28ºC, com uma sensação térmica que, como valor subjetivo, é cerca de 4ºC acima do valor absoluto. “Se considerarmos os 28ºC, a sensação térmica padrão seria por volta de 32ºC, podendo oscilar um pouco mais ou menos. Contudo, 41ºC está bem acima do normal para o período”, ressalta.

Alerta para exposição ao sol

Uma das principais preocupações em dias quentes é em relação à saúde das pessoas, especialmente aquelas que precisam trabalhar ao ar livre. Cuidadora de carros em uma das ruas da cidade, Ana Lúcia Nobre, 58 anos, também presta serviço de lavagem de veículos. Ela conta que o movimento mais intenso no local se dá entre 10h e 14h. Por conta disso, o intervalo em que o sol está mais potente é o mesmo que ela fica mais exposta. “Às vezes, encho os meus baldes com água para me banhar. Só assim pra aliviar”, revela.

A coletora de resíduos, Samara Mesquita, 33 anos, está na função há 20 dias e se preocupa com o calor previsto para esta semana. Ela conta que o trabalho como gari envolve muita exposição ao sol, pois inclui a varrição de ruas e a coleta de lixo nas margens das vias. “O calor é o mais difícil”, declara. “Eu tento passar protetor solar e tomar bastante água, colocar o boné, mas é difícil.”

Trégua do calor e chegada da chuva

Segundo o CPPMet, os primeiros dez dias de fevereiro serão bem quentes, especialmente nas regiões da Zona Sul, Campanha, oeste e sudoeste, além da região noroeste. A partir da segunda semana, em 13 de fevereiro, espera-se a entrada de uma frente fria na metade sul do Estado, o que deverá aliviar as temperaturas em cerca de 4ºC a 5ºC, além de trazer chuvas para as regiões que mais precisam.

Orientações gerais

Para evitar problemas causados pelo calor excessivo, o médico residente em Medicina de Família e Comunidade, Vítor Contini, dá algumas orientações e dicas para pôr em prática nos dias mais quentes:

  • Evitar a exposição direta ao sol.
  • Aplicar protetor solar, especialmente no rosto e áreas expostas.
  • Manter-se em locais com sombra e bem ventilados, quando possível.
  • Manter-se hidratado para evitar a desidratação devido ao calor intenso.
  • Usar roupas claras que permitam a transpiração.
  • Utilizar óculos escuros para proteger os olhos.
  • Manter uma alimentação leve e equilibrada.
  • Adaptar a rotina para horários mais frescos do dia

Dicas para quem trabalha na rua

Os trabalhadores ao ar livre, formal ou informalmente, são considerados uma população vulnerável às ondas de calor. Aqueles que fazem esforço físico excessivo ainda tem seu risco aumentado. Nesse caso, o médico recomenda:

  • Aplicar protetor solar 15 a 30 minutos antes da exposição solar.
  • Reaplicar o protetor a cada 2 horas, se necessário.
  • Usar roupas claras e, se possível, com proteção UV.
  • Manter-se hidratado durante o período de exposição solar.
  • Fazer pausas em áreas sombreadas para descansar.

Acompanhe
nossas
redes sociais