Safra da uva em Pelotas projeta colher 810 toneladas da fruta

Fruta

Safra da uva em Pelotas projeta colher 810 toneladas da fruta

15ª Abertura da Colheita da Uva ocorre neste sábado, às 14h, na Colônia Santa Helena, 8º Distrito de Pelotas

Por

Atualizado sábado,
01 de Fevereiro de 2025 às 11:05

Safra da uva em Pelotas projeta colher 810 toneladas da fruta
Excesso de chuva em dezembro foi positivo por melhorar a produtividade. (Foto: Divulgação)

Apesar das adversidades climáticas, a safra da uva gera expectativa positiva para os produtores de Pelotas. A 15ª Abertura da Colheita da Uva ocorre neste sábado (1°), às 14h, na Colônia Santa Helena, 8º Distrito de Pelotas, na propriedade de Nerviton Carniato e Aline Kurz. A safra de 2025 deverá colher 810 toneladas da fruta, conforme estimativa da Emater RS/Ascar.

O excesso de chuva registrado nos meses de setembro e outubro, período de florescimento da planta, prejudicou a cultura, aumentando os custos de produção. Entretanto, de acordo com o chefe do Escritório Municipal da Emater RS/Ascar de Pelotas, Rodrigo Prestes, já no mês de dezembro, período de crescimento dos cachos, o excesso de chuva foi positivo e responsável por melhorar a produtividade dos 37 produtores de uva para indústria e 14 de uva de mesa localizados em Pelotas.

Em pomares comerciais, Pelotas tem 20,5 hectares destinados à produção de uva para suco e vinho, e 13,5 hectares para uva de mesa. Na propriedade do produtor Eduardo Scheutzow, localizada na Colônia Ponte Cordeiro de Farias, 5º Distrito de Pelotas, foi necessário aplicar vários tratamentos nas plantas em função da alta umidade no período de florescimento.

“Estou no final da safra e devo colher em torno de 15 toneladas. Apesar de alguns transtornos, esse ano foi bom e a safra deve melhor do que no ano passado, período em que as parreiras sofreram com a glomerella”. Scheutzow possui 800 pés da variedade negra rosa e 200 pés de uva bordô.

Potencial de diversificação

Com grande potencial de expansão de área, o plantio da uva ainda é pequeno se comparado a outras regiões do Estado. Entretanto, já vem sendo aposta de alguns produtores de pêssego, que veem no plantio da uva uma possibilidade de fonte de renda e diversificação na propriedade com novas frutíferas.

“Nosso produtor já tem uma expertise de produzir fruta. A uva se encaixa bem por exigir pouco espaço, ter maturação diferente do pêssego, em que o produtor consegue utilizar a mesma mão de obra tanto para o pêssego quanto para a uva, conseguindo aumentar a sua renda”, comenta Prestes.

Pontos de venda

A Feira Municipal Uvas de Pelotas, com abertura oficial confirmada para a próxima sexta-feira, terá atividade comercial antecipada. No domingo, haverá banca nas proximidades do Trapiche, Laranjal, considerando o movimento previsto para o feriado alusivo às festividades de Iemanjá e Navegantes. Na segunda-feira (3), as vendas se iniciarão na banca no Centro, junto ao Mercado Central.

Acompanhe
nossas
redes sociais