Final de semana dedicado a Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes

Homenagens

Final de semana dedicado a Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes

Ponto alto da celebração é o encontro das imagens na Lagoa dos Patos

Por

Final de semana dedicado a Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes
Encontro das imagens, uma das tradições da data, ocorre no Laranjal. (Foto: Jô Folha)

Tudo pronto para a 93ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e a 67ª Festa de Iemanjá. Os dois eventos devem reunir mais de 12 mil fiéis na noite de sábado (1°) e durante todo o domingo (2). O ponto alto da festa, e que já virou tradição na cidade, é o encontro das duas imagens na Lagoa dos Patos, marcado para às 16h30min de domingo. As festas também movimentam a economia da cidade, com aumento na procura por produtos religiosos.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a programação de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes teve início ainda no dia 29, com celebrações eucarísticas e às 7h30min inicia a procissão carreata até a Colônia de Pescadores Z-3. De acordo com o pároco da igreja, padre Hamiltom Centeno, a festividade teve início na década de 1930, na região do Porto e, desde então, reúne fiéis em um momento de profunda fé e devoção.

A programação inclui missas, procissões e atividades culturais, proporcionando aos devotos uma oportunidade de renovar a fé e demonstrar sua devoção à padroeira dos navegantes. Um dos momentos especiais da festa será a procissão fluvial, que percorrerá as águas da Lagoa dos Patos, chegando às margens do Canal São Gonçalo (Quadrado), seguida da tradicional procissão terrestre. O encerramento será com Missa Solene, às 19h, no ginásio do Colégio São José. “A cada ano, a comunidade se une para fortalecer essa tradição, reafirmando sua fé e gratidão.” A paróquia indica que cada fiel leve sua cadeira.

Balneário dos Prazeres

Para Iemanjá, os festejos começam com a procissão carreata da Federação Sul-riograndense de Umbanda da rua Xavier Martins até o balneário Santo Antônio, onde ocorre uma saudação à orixá e – se o tempo permitir – a imagem é levada de barco até o Balneário dos Prazeres. De acordo com o presidente da Federação, Joabe Bohns, toda programação foi montada pela entidade. “A recepção à imagem de Iemanjá na gruta será às 22h (de sábado)”, destaca o presidente.

Este ano houve sorteio dos espaços a serem ocupados por 26 comerciantes e uma das demandas deles será atendida pela prefeitura que será a fiscalização dos alimentos vendidos e coibir a venda de produtos alimentícios fora do perímetro delimitado.

Esta edição terá espaço para feira popular, com dez expositores que oferecerão peças de vestuário, de artesanato, acessórios, guias, entre outros souvenires típicos do evento.

A busca por esses acessórios tem movimentado o comércio no Centro da Cidade. Na sexta-feira, o movimento em uma loja que está em atividade desde 1985 em frente ao Mercado Central superou as expectativas. “Três dias antes o movimento dobra. O que mais sai são barquinhos, adornos para Iemanjá, flores, champanhe e velas que é o carro-chefe”, diz o proprietário Mauricio Bones da Silva, 33.

67ª Festa de Iemanjá

Sábado

  • 20h – Procissão da Federação Sul-riograndense de Umbanda – saída: Sede de Federação, rua Xavier Ferreira, 1.000
  • 21h – 4ª Homenagem à Mãe Iemanjá – local: Gruta das Mães (cais do Quadrado)
  • 22h – Recepção da imagem de Iemanjá e culto religioso – local: Gruta do Balneário dos Prazeres

Domingo

  • 14h – 4ª Homenagem à Mãe Iemanjá – local: Gruta das Mães (Cais do Quadrado)
  • 16h – Procissão pelo Canal São Gonçalo e encontro das duas imagens – saída: do Balneário dos Prazeres

93ª Festa Nossa Senhora dos Navegantes

Sábado

  • 17h – Carreata – Traslado pelas ruas dos balneários até a Colônia Z3 – saída: Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (Valverde)
  • 19h30min Procissão luminosa pelas ruas da Colônia Z3 – saída: Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes

Domingo

  • 7h30min – Procissão/carreata da Igreja do Porto até a Colônia de Pescadores Z-3
  • 10h – Santa Missa celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergman – Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes – Colônia Z3
  • 14h – Oração do Rosário – local: Igreja do Porto
  • 15h – Saída da procissão por água e encontro das duas imagens – local: Colônia Z3
  • 16h30min – Apresentação artística na praça de alimentação – local: Colônia Z3
  • 17h30min – Acolhida da Santa no Quadrado
  • 19h – Santa Missa e Serenata para Maria – local: Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (Valverde)
  • 19h – Celebração Eucarística no ginásio do Colégio São José (levar cadeira)

Acompanhe
nossas
redes sociais