Segundo o painel de casos de dengue do governo do Estado, Pelotas confirmou nesta sexta-feira mais um caso da doença. Agora, são três casos confirmados na região, todos em Pelotas.
Os infectados são um homem entre 50 e 59 anos, um menino entre um e quatro anos e uma mulher entre 20 e 29 anos.
De acordo com o painel, os três casos são autóctones, ou seja, foram contraídos no município. Em Pelotas, são 17 casos em investigação e uma suspeita descartada. Ao todo, são 27 casos em investigação na região.
O número de casos é contestado pela prefeitura, que considera haver apenas um caso confirmado. De acordo secretaria de Saúde, este único caso foi detectado em teste de laboratório particular.
Já a secretaria de Comunicação afirma que a dengue só é confirmada com resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Campanha
A prefeitura de Pelotas lançou a campanha “Deu pra ti – aqui a dengue não vai se criar”. Entre sexta e sábado, um carro percorre as ruas do bairro Simões Lopes anunciando mutirão contra a dengue na região.
Entre segunda e terça-feira, a prefeitura pede que moradores coloquem lixo e entulho em frente às casas para serem recolhidos pela secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura.
Na quinta-feira, durante visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi anunciado que Pelotas irá adotar a bactéria Wolbachia em fêmeas do Aedes aegypti para neutralizar a propagação do vírus da dengue.