Com uma apresentação de excelência garantida pela condução do experiente jóquei Jader Elias Rosa, o potro Pure Hemp do Stud Red Bier treinado por Marcos Petrechel não tomou conhecimento dos favoritos e venceu a Prova Especial de Reabertura da Temporada 2024-2025 do Jockey Club de Pelotas, na tarde deste domingo (12).
Logo após o pulo de largada, Kapadokya do Stud Lobão de Pelotas montada por Henrique de Oliveira e Canabarro Xirú do Stud Kategoria com Leonardo Fonseca tomaram a ponta da prova.
Correndo em quarto lugar, Pure Hemp acompanhou os líderes até a passagem dos 700 metros, quando começou seu ataque.
“Como uma carreira muito brigada, o treinador falou para não me apurar muito e deixar a briga acontecer entre os outros. Assim, dei uma aguentadinha e fui levando aos pouquinhos, só que ele foi gostando e ali nos 700 quis partir para cima, foi quando vi abrir um clarão e aproveitei e deixei ele ir e tomar a ponta e depois disso, endureceu as orelhinhas e foi embora”, conta J.E. Rosa.
Ao entrar na reta de chegada, Pure Hemp seguiu pelo lado de dentro da pista e rapidamente abriu larga vantagem e cruzou em primeiro sem ser ameaçado por Canabarro Xirú, que chegou em segundo.
A vitória foi a segunda de J.E. Rosa no dia e marcou com chave de ouro o retorno do campeão do GP Princesa do Sul de 2019, com Aeromani, ao hipódromo da Tablada.
Emoção até o último páreo
O público que encheu o Jockey Club na tarde ensolarada de domingo viu na pista um show de emoções que durou até o último páreo, uma super reta disputada em apenas 475 metros.
A prova foi vencida por Skydiving de José Paulo Elias, treinado por Dionesto Neves e montado por Leonardo Fonseca, que largando na raia dois assumiu a ponta logo no pulo da largada e sustentou a posição até o final e ainda igualou o recorde da prova que é de 26 segundos e 10 centésimos e que pertence a Dinamarca Koller, Fly Spirit e Postado Thor.
Os outros vencedores do dia foram Labuta, do Haras Nijú treinada por M. Petrechel e montada por J.E. Rosa, no primeiro páreo e Barão da Lagoa do Haras Cinco Irmãos treinado por Pedro Oliveira e montado por Henrique Oliveira no terceiro páreo.